Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

O Inesquecível ator e dublador Orlando Drummond





Orlando Drummond é um dos comediantes mais queridos do Brasil, eternizado como o Seu Peru na Escolinha do Professor Raimundo, apresentado por Chico Anysio na Rede Globo, a partir da década de 90. Também tem um longo trabalho como dublador, que também cativou o carinho do público.

Orlando Drummond em 1953

Orlando Drummond Cardoso nasceu eno Bairro de Todos os Santos, na cidade do Rio de Janeiro, em 18 de outubro de 1919. Vindo de família humilde, apesar de ser descendente do Barão de Drummond (fundador do Jardim Zoológico do Rio e criador do Jogo do Bicho), queira ser engenheiro, mas sem condições de fazer uma faculdade, começou a trabalhar cedo, atuando como frentista, comerciante e vendendor de materiais de construção.

Em 1942, sonhando também em ser cantor, foi até a Rádio Tupi para fazer um teste. Mas ficou com vergonha diante do microfone, e desistiu de cantar. Porém, o diretor Olavo de Barros o convidou para trabalhar na emissora, como contra-regra.

Orlando fazia os efeitos sonoros das rádios novelas, e aos poucos começou a imitar animais ao microfone, fazendo com perfeição galos, cavalos, cachorros e gatos. Aos poucos, começou também a fazer pequenas pontas nas rádios novelas, fazendo uma ou duas falas.

Paulo Gracindo, seu colega radiôfonico do Grande Teatro Tupi, viu nele a veia humorística, e o convidou para ingressar como comediante em seu programa de auditório.

Orlando Drummond no rádio

Em 1951 a televisão chegou ao Rio de Janeiro, contratado da Rádio Tupi, Orlando foi escalado para participar também do novo veículo de comunicação que surgia no Brasil.

Ele estreou na Tupi do Rio ainda nos primeiros dias da emissora, participando do programa Escolinha do Barulho (1951), com Chiquinho Salles como professor. Em 1952 o personagem Seu Peru passou a fazer parte dos alunos da escolinha.

Na Tupi participou de inúmeros programas, mas ficou eternizado com os personagens Taca-Nanuka, um garçom japonês atrapalhado em Ali Babá e os 40 Garções, e o índio Pataco-Taco de Uma Pulga na Camisola. Também atuou em programas como PRK30, Um Dia de Feira, Marmelândia, Fora do Ar, Em Casa de Família de Todo o Respeito, Rua do Ri Ri Ri e Espetáculos Tonelux.

Com Otávio França em Uma Pulga na Camisola

Em 1954, apesar de estar no rádio e em quatro programas na televisão (todos escritos por Max Nunes), estreou no cinema atuando no filme O Rei do Movimento (1954), uma comédia estrelada por Ankito. No ano seguinte atuou em Angu de Caroço (1955), novamente ao lado de Ankito. Mas apesar da grande popularidade, fez pouco cinema.

Os outros filmes que atuou foram Bonga, o Vagabundo (1971), O Doce Esporte do Sexo (1971), o Sarcófago Macabro (2005) e Um Lobisomem na Amazônia (2005), os dois últimos dirigidos pelo cineasta Ivan Cardoso. Recentemente atuou no filme De Perto Ela Não É Normal (leia mais sobre isto aqui).

Na década de 50, apesar da fama e dos inúmeros trabalhos, o salário não era suficiente para sustentar a família (Orlando é casado com Glória Drummond desde 1951), e o ator precisava fazer trabalhos extras para complementar a renda. Vendia tinta automotiva, e prestava serviços burocráticos para uma tia, e foi nesta época também que começou a trabalhar em dublagem.

Em 1951 ele dublou a Lebre de Março na animação da Disney Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, 1951). Ele dublaria outros desenhos da Disney, e gravou discos infantis para a Coleção Disquinho. Com a chegada da televisão ao país, este trabalho ficou cada vez mais intenso, chegando a ser diretor de dublagem nos estúdios Hebert Richards. Entre os personagens que ele emprestou sua voz estão o Sargento Garcia em Zorro; Popeye; Pepe Legal; Alf, o Eteimoso; O Vingador de Caverna do Dragão; O Gato Guerreiro em He-Man e o cachorro Scooby-Doo, que lhe valeu a entrada no Guinnes Books por dublar a personagem por mais de 35 anos.

Ouça Orlando Drummond dublando o Sargento Garcia em Zorro


Em 1990  Chico Anysio convocou diversos veteranos da comédia para compor o elenco da Escolinha do Professor Raimundo, e Orlando Drummond retornou a televisão, interpretando o Seu Peru, criado por ele em 1952.


Em 1996 ele participou da novelinha infantil Caça Talentos. Também participou do programa Zorra Total. E em 2019 foi homenageado pelo seu centenário na nova versão da Escolinha do Professor Raimundo.

Ele faleceu em 27 de julho de 2021, aos 101 anos de idade.






Orlando Drummond atualmente

Orlando Drummound e a esposa Glória, casados desde 1951



Veja também: Os Artistas que Morreram em 2021




Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

5 Comentários

  1. ..Sou fa incondicional deste grande talento!!!

    ResponderExcluir
  2. Merece realmente os parabéns! Eis minha entrevista feita com a lenda, há 4 anos: https://vimeo.com/366898150

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, grande Orlando. Você é mil !

    ResponderExcluir
  4. Para seus colegas, um mestre. Para nós, que tantas alegrias tivemos dele, um eterno menino. Que Deus esteja com ele.

    ResponderExcluir