Conheça mais sobre a filha de Charles Chaplin, que despontou no cinema no clássico Doutor Jivago (Doctor Zhivago, 1965).
Geraldine Leigh Chaplin nasceu em Santa Monica, Califórnia (EUA), em 31 de julho de 1944. Filha do lendário ator Charles Chaplin e de sua quarta esposa Oona O'Neill (filha do dramaturgo Eugene O'Neill), Geraldine iniciou-se na vida artística como modelo e bailarina.
Geraldine com o pai, Charles Chaplin
O diretor David Lean ficou impressionado com ela e a convidou para viver Tonya em Doutor Jivago (Doctor Zhivago, 1965), a esposa de Jivago (Omar Shariff). Por este papel, ela foi indicada ao Globo de Ouro de atriz revelação.
Material promocional de Dr. Jivago
Porém, Geraldine não era uma completa estreante nas telas. Ela já havia feito uma pequena participação em Luzes de Ribalta (Limelight, 1952), ao lado de seu famoso pai. Na época, ela tinha apenas 8 anos de idade.
Mas foi só a partir de Dr. Jivago que sua carreira deslanchou.
Mas foi só a partir de Dr. Jivago que sua carreira deslanchou.
Geraldine Chaplin em sua estréia no cinema, em Luzes da Ribalta
Após atuar em alguns filmes norte-americanos, como Casino Royale (Idem, 1967), Gerações em Conflitos (Stranger in the House, 1967) e A Condessa de Hong Kong (A Contess from Hong Kong, 1967) ela passou a atuar em produções europeias. Ainda em 1967 atuou em Peppermint Frappé (1967) de Carlos Saura. O filme não foi muito bem sucedido, mas Geraldine e Saura se apaixonaram e viveram juntos por 12 anos, embora nunca tenham se casados.
A parceria com Saura rendeu diversos filmes, todos feitos na Espanha, dos quais destacamos Ana e os Lobos (Ana y Los Lobos, 1973), Cria Cuervos (1976) e Mamãe Faz Cem Anos (Mamá Cumple Cien Años, 1979).
Geraldine e José María Prada em Ana e os Lobos
Na Europa, a atriz filmou com diretores importantes como Jacques Rivette, Claude Lelouch, Alain Resnais e Jane Birkin.
Em produções norte-americanas, destacou-se em O Senhor das Ilhas (The Hawaiians, 1970), com Charlton Heston; Os Três Mosqueteiros (The Three Musketeers, 1973); Nashville (Idem, 1975); Oeste Selvagem (Buffalo Bill and the Indians, ou Sitting Bull's History Lesson, 1976) e A Maldição do Espelho (The Mirror Crack'd, 1980).
Geraldine Chaplin e Elizabeth Taylor em A Maldição do Espelho
Ela interpretou a avó Hannah em Chaplin (Idem, 1992), cinebiografia sobre a vida de seu pai (com Robert Downey Jr. como Chaplin). Na década de 1990, foi dirigida por Martin Scorcese em A Época da Inocência (The Age of Innocence, 1993) e por Franco Zefirelli em Jane Eyre - Encontro com o Amor (Jane Eyre, 1996). Também interpretou Madre Teresa de Calcutá em Madre Teresa - em Nome dos Pobres de Deus (Mother Teresa: In the Name of God's Poor, 1997). Com Pedro Almodóvar trabalhou em Fale com Ela (Hable con Ella, 2002).
Com Robert Downey Jr. em Chaplin
Em 2014, ela esteve no Brasil lançando o filme Dólares de Areia (Dólares de Arena, 2014), exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Geraldine em São Paulo em 2014
Com mais de 150 trabalhos no currículo, ela contínua em plena atividade. Geraldine também esteve no elenco de Jurassic World: O Reino Está Ameaçado (Jurassic World: Fallen Kingdom, 2018).
Na pré estreia de Jurassic World: O Reino Está Ameaçado
Em 2019 ela interpretou Wallis Simpson na série The Crowd, e recentemente participou da série Glow & Darkness (2021). A atriz continua atuando, estando confirmada no elenco de alguns filmes, ainda em produção.
Comparação entre Geraldine Chaplin e a verdadeira Wallis Simpson
Atualmente ela é casada com o diretor de cinema chileno Patricio Castilla, com quem se casou em 2006. A atriz tem residência em Miami, Madri e na Suíça.
Veja também: Omar Shariff, a biografia
Leia também: Os bastidores de Dr. Jivago (Douctor Zhivago, 1965)
Veja também: A bela e talentosa Julie Christie
Leia também: Omar Sharif, o egípcio que encantou Hollywood
Leia também: O grande Alan Bates
Leia também: Dr. Jivago (1959), a novela da TV Record
Leia também: O ator Sydney Chaplin, o irmão de Carlitos
Veja também: Tributo a Cary Grant
Veja Também: Os Artistas que Morreram em 2021
Leia também: A tragédia de Haubenstock, o filho de Romy Schneider
Veja também: Frank Fiegel, o homem "que inspirou o Popeye"Veja também: Homenagem à Fred AstaireVeja também: Tributo a Rita HayworthVeja também: Tributo a Cary GrantVeja também: As Versões Bizarras de O ExorcistaVeja também: Os Artistas Que Morreram em 2023 - In MemoriamLeia também: Por Onde Anda? Richard Chamberlain
Veja também: Frank Fiegel, o homem "que inspirou o Popeye"
Veja também: Homenagem à Fred Astaire
Veja também: Tributo a Rita Hayworth
Veja também: Tributo a Cary Grant
Veja também: As Versões Bizarras de O Exorcista
Veja também: Os Artistas Que Morreram em 2023 - In Memoriam
3 Comentários
Faltou citar na Odisseia de 1997
ResponderExcluirFaltou também citar sua participação em Retratos da Vida (Les uns et les autres).
ResponderExcluirGeraldine Chaplin, beleza clássica e européia extremamente graciosa e delicada feito as próprias Romy Schneider e Carla Gravina também.
ResponderExcluir