Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Os bastidores de Dr. Jivago (Doctor Zhivago, 1965)



Baseado no romance de Boris Pasternack, o filme Dr Jivago (Doctor Zhivago, 1965) é considerado um dos maiores clássicos do cinema. Indicado a dez Oscars, o filme levou pra casa cinco estatuetas, incluindo os prêmios de melhor roteiro e melhor canção. Inicialmente as filmagens ocorreriam na União Soviética (onde se passa a história), mas a equipe nunca conseguiu as permissões para filmar no país.



Alguns fatos curiosos sobre o filme


  • Apesar de se passar na Rússia, o filme foi filmado na Espanha, no período da ditadura do general Francisco Franco. Durante as filmagens da cena da revolução, a polícia apareceu no local achando ser uma revolta verdadeira, moradores locais ouviram os cantos dos figurantes e acreditaram que franco havia sido derrubado.

  • O filme foi proibido na Rússia até 1994.

  • Somando a inflação e reajustes, é considerado o oitavo filme mais caro da história.

  • O filme foi um fracasso de crítica, e de bilheteria nas primeiras semanas. As salas de exibição estavam quase vazias nas três primeiras semanas, e só tornou-se um sucesso após a música do filme, escrita por Maurice Jarre, começar a fazer sucesso.

  • Tema de Lara original seria uma música russa, mas David Lean não conseguiu comprar os direitos autorais, e teve que encomendar a Jarre uma canção. Ele não gostava do compositor por achar que ele fazia músicas românticas demais.

  • Peter O’Tole foi a primeira escolha para Yuri Zhivago. Mas ele se recusou a trabalhar com Lean novamente após Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia, 1962). Michael Caine, Burt Lancaster, Dirk Bogarde, Sean Connery e Max Von Sydow também foram considerados antes de oferecerem o papel a Omar Sharif.

  • O egípcio Omar Sharif era considerado oriental demais para o personagem, então passava por longas sessões de maquiagem para ficar mais ocidental. O ator também teve os cabelos raspados e usava uma peruca nas filmagens.


  • Sharif havia pedido para atuar no filme, almejando o pequeno papel de Pavel Atipov, que acabou interpretado por Tom Courtenay (e que lhe valeu uma indicação ao Oscar). O roteirista Robert Bolt queria Albert Finney para o papel, mas Lean o rejeitou porque o ator havia recusado um papel em Lawrence da Arábia.

  • Tarek Sharif, filho de Omar, interpretou o jovem Yuri no filme. Encabulado, o menino não conseguia gravar a cena do funeral sob a direção de Lean, então foi o próprio Omar quem dirigiu a cena do filho. Apesar de ainda atuar em Avalanche (Idem, 1969), o menino não deu continuidade na carreira de ator.

Tarek Sharif em Dr. Zhivago e em 2012 no funeral do pai

  • Alec Guinnes e David Lean brigavam constantemente durante as filmagens.

  • David Lean havia convidado Marlon Brando para o papel de Viktor Komarovsky, mas o ator nunca respondeu. Ele já havia feito isto com o convite para atuar em Lawrence da Arábia e voltou a fazer em A Filha de Ryan. James Mason começou a rodar o filme na pele de Viktor, mas abandonou o projeto e o papel acabou ficando com Rod Steiger.

  • A atriz húngara, Lili Muráti, ficou gravemente ferida na cena em que ela corre ao lado do trem e agarra a mão de Zhivago para ser arrastada a bordo. Ela caiu nos trilhos e quase foi atropelada pelo trem, correndo o risco de perder as pernas. Seu tropeço pode ser visto no filme.

Lili Muráti

  • Sarah Miles foi considerada para o papel de Lara, mas o roteirista Robert Bolt considerou a atriz muito feia para o papel. Dois anos mais tarde Bolt e Sarah se casariam na vida real.

  • Carlo Ponti, o produtor do filme queria sua esposa Sophia Loren no papel de Lara, mas a atriz foi considerada muito alta para a personagem. Yvette Mimieux também foi recusada nos testes.

  • Foi oferecido a Jane Fonda o papel de Lara, mas ela se recusou a filmar por nove meses (que viraram onze meses com os atrasos), na Espanha de Franco. Julie Christie enfim foi a escolhida.

  • Audrey Hepburn havia sido chamada para o papel de Tonya, mas perdeu o papel após David Lean ficar encantado com a jovem Geraldine Chaplin na capa de uma revista.

Geraldine Chaplin e Julie Christie

  • A atriz Ingrid Pitt aparece no filme em cinco papéis diferentes, todos como figuração.

  • O filme foi rodado em um inverno extremamente ameno, sem neve e com altas temperaturas. Para criar os cenários de frio as folhas das plantas foram pintadas de branco e cobertas com pó de mármore e gesso. Os atores sofriam com as pesadas roupas de frio, e uma enorme equipe de maquiadores estava sempre ao lado para retocar o suor a cada poucos minutos de gravação.

  • Para a cena do lago congelado foi preciso cobrir o lago com uma placa de metal e cobri-la com gelo falso. Já o palácio de neve foi coberto com cera de parafina.



Veja também: Omar Sharif, Biografia





Veja também: Tributo a Rita Moreno


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Magnífico
    Este filme é um dos meus favoritos, tenho seu DVD desde 2005 e sempre o assisto. Um dos últimos grandes clássicos de Hollywood

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso!!!
    Emocionante!!!
    Tenho o DVD
    É o filme!!!!

    ResponderExcluir
  3. Um épico e lindo seu trabalho de pesquisa, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Como chama aquele canudo de pele que a atriz usou nas mãos pra proteger do frio da Rússia?

    ResponderExcluir