Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Dr. Jivago (1959), a novela da TV Record


Em 08 de janeiro de 1959 estreava na TV Record a novela Dr. Jivago (1959), estrelada por Maria Fernanda e Allan Lima. A obra era baseada no livro de Boris Pasternak, e foi lançada seis anos antes do clássico filme dirigido David Lean, e protagonizado por Omar Sharif.

O livro Dr. Jivago havia sido lançado em 1957, e no ano seguinte ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. No Brasil, o romance chegou as livrarias no final de 1958, e se tornou um grande sucesso de vendas, chamando a atenção da TV Record, que fez uma novela baseada nele, sendo esta a primeira adaptação do livro na história da dramaturgia mundial.


Inaugurada em 1953, a Record não tinha uma grande tradição em novelas, embora no ano anterior, também tenha produzido a primeira versão da novela Éramos Seis (1958), estrelada por Gessy Fonseca. (leia mais sobre isto aqui).

A estrela do teatro Maria Fernanda foi escalada para viver Lara. Ela já havia interpretado Scarlet O'Hara em na novela ...E o Vento Levou (1956), na TV Tupi. (leia mais sobre isto aqui).

Curiosamente, Maria Fernanda não tinha contrato de exclusividade com a emissora, e ao mesmo tempo em que protagonizava Dr. Jivago na Record, participou de alguns teleteatros na Tupi de São Paulo.

O Dr. Yuri Jivago foi interpretado pelo ator Allan Lima, vindo do rádio e cinema brasileiro, e que mais tarde se destacaria também como dublador.

Allan Lima e Maria Fernanda em Dr. Jivago

Ana Marina Nabuco era Tonya, papel que foi interpretado por Geraldine Chaplin no cinema. No elenco ainda Silvio Silveira e Luis Dias. A novela, que teve 15 capítulos, não era exibida diariamente, mas toda quinta-feira, as 20:10 da noite. 


Infelizmente, como não havia videotape, ela era apresentada ao vivo, e portanto não existem imagems desta novela brasileira, que foi a primeira adaptação mundial do famoso livro de Pasternak, que faleceria em 1960.



Veja também uma homenagem a Omar Sharif,
o Dr. Jivago dos cinemas






Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com




Postar um comentário

6 Comentários

  1. Não sabia que nos anos 50 a Record já produzia novelas pensei que a Record começasse a fazer novelas em 1977 se você acha que Record começou a fazer novelas em 1977 você esta enganado! A Record é a que há mais tempo ta fazendo novelas pois a Record começou novelas em 1954 com a novela a muralha e foi um ano depois da inauguração da Record em 1953 pelo canal 7 em São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como a Record só podia ser assistida em São Paulo os progamas foram gravados na capital pois as primeiras emissoras brasileiras surgiram em São Paulo como a TV tupi em 1950 a TV paulista 52 e a própria Record em 53 51 foi a TV tupi do rio de Janeiro que foi a primeira emissora de TV no Rio

      Excluir
  2. a Record sofreu incêndio três vezes em 1960 em 66 e em 69

    ResponderExcluir
  3. em 1990 foi apenas que a Record se torna rede nacional

    ResponderExcluir
  4. bom como vocês sabem a Record foi fundada por Paulo Machado de carvalho em 1953 né é tão bom conversar aqui com vocês né

    ResponderExcluir