Dr. Jivago (1959), a novela da TV Record


Em 08 de janeiro de 1959 estreava na TV Record a novela Dr. Jivago (1959), estrelada por Maria Fernanda e Allan Lima. A obra era baseada no livro de Boris Pasternak, e foi lançada seis anos antes do clássico filme dirigido David Lean, e protagonizado por Omar Sharif.

O livro Dr. Jivago havia sido lançado em 1957, e no ano seguinte ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. No Brasil, o romance chegou as livrarias no final de 1958, e se tornou um grande sucesso de vendas, chamando a atenção da TV Record, que fez uma novela baseada nele, sendo esta a primeira adaptação do livro na história da dramaturgia mundial.


Inaugurada em 1953, a Record não tinha uma grande tradição em novelas, embora no ano anterior, também tenha produzido a primeira versão da novela Éramos Seis (1958), estrelada por Gessy Fonseca. (leia mais sobre isto aqui).

A estrela do teatro Maria Fernanda foi escalada para viver Lara. Ela já havia interpretado Scarlet O'Hara em na novela ...E o Vento Levou (1956), na TV Tupi. (leia mais sobre isto aqui).

Curiosamente, Maria Fernanda não tinha contrato de exclusividade com a emissora, e ao mesmo tempo em que protagonizava Dr. Jivago na Record, participou de alguns teleteatros na Tupi de São Paulo.

O Dr. Yuri Jivago foi interpretado pelo ator Allan Lima, vindo do rádio e cinema brasileiro, e que mais tarde se destacaria também como dublador.

Allan Lima e Maria Fernanda em Dr. Jivago

Ana Marina Nabuco era Tonya, papel que foi interpretado por Geraldine Chaplin no cinema. No elenco ainda Silvio Silveira e Luis Dias. A novela, que teve 15 capítulos, não era exibida diariamente, mas toda quinta-feira, as 20:10 da noite. 


Infelizmente, como não havia videotape, ela era apresentada ao vivo, e portanto não existem imagems desta novela brasileira, que foi a primeira adaptação mundial do famoso livro de Pasternak, que faleceria em 1960.



Veja também uma homenagem a Omar Sharif,
o Dr. Jivago dos cinemas



Curta nossa página no Facebook 
e inscreva no nosso canal do Youtube

0 comentários:

Publicar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil