O cineasta Cacá Diegues morreu no dia 14 de fevereiro, devido a complicações de uma cirurgia, aos 84 anos de idade. Nascido em Maceió, Cacá Diegues foi diretor de cinema, ensaísta, roteirista e produtor. Sua carreira como cineasta se destacou principalmente por sua contribuição à criação do Cinema Novo, consolidando-se como um dos mais atuantes cineastas brasileiros das últimas décadas.
Cacá Diegues era pai de quatro filhos, sendo dois deles do casamento com a cantora Nara Leão. Ele era casado, desde 1981, com a produtora de cinema Renata Almeida Magalhães. Ele tinha três netos.
Autor de diversos títulos, Cacá Diegues produziu longas-metragens, curtas e documentários, incluindo clássicos como Ganga Zumba (1964), A Grande Cidade (1966), Os Herdeiros (1969), Quando o Carnaval Chegar (1972), Joanna Francesa (1973), Dias Dias Melhores Verão (1973), Xica da Silva (1976), Bye Bye Brasil (1980), Tieta do Agreste (1996), e Deus é Brasileiro (2003), entre outros.
Com seis anos, o cineasta mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, sendo filho do antropólogo Manuel Diegues Júnior (Manelito) e de Zairinha.
Ele se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde também presidiu o Diretório Estudantil. Durante seu tempo na universidade, Cacá fundou um cineclube ao lado dos futuros cineastas David Neves e Arnaldo Jabor.
Cacá Diegues foi eleito como ocupante da cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2018. Ele ocupou o lugar deixado pelo também cineasta Nelson Pereira dos Santos, de quem era amigo.
Leia também: Atriz Flora Diegues, filha de Cacá Diegues, morre aos 34 anos de idade
Veja também: Os Artistas Brasileiros Que Faleceram em 2024
0 Comentários