Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre Cyva, do Quarteto em Cy, aos 85 anos de idade




Morreu no dia 22 de outubro, integrante do Quarteto em Cyva Ribeiro de Sá Leite, lendário grupo vocal formado em 1964 com as irmãs Cynara, Cybele e Cylene. Ela estava internada devido a uma septicemia.

Cyva morreu seis meses após o falecimento de sura imã Cynara, e agora resta apenas Cylene entre nós.








Nascidas em Ibirataia, Bahia, as irmãs do Quarteto em Cy se mudaram ainda jovens para o Rio de Janeiro, para trabalhar com música, contando com o apoio do poeta e compositor Vinícius de Moraes (que as chamava carinhosamente de “baianinhas”). Junto com Cybele, Cynara interpretou “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque, no histórico Festival Internacional da Canção de 1968, no Maracanãzinho.

Em 1968, Cynara e Cybele se desligaram do grupo, gravaram um LP e seguiram atuando em dupla até o ano seguinte (e Cynara se casaria com Ruy Faria, integrante do grupo MPB4). Com Chico Buarque e Tom Jobim, as irmãs encararam uma das maiores vaias da história dos festivais da canção. "Sabiá" concorria com a engajada "Para não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré, a favorita do público universitário. 





Em 1970, o Quarteto em Cy interrompeu suas atividades, reestruturando-se, dois anos depois, com Cyva, Cynara, Sônia e Dorinha Tapajós. Com essa formação e atuando sob a direção musical de Luís Cláudio Ramos até 1983, gravou os LPs “Antologia do samba-canção” (1975), “Resistindo” (1977), “Querelas do Brasil” (1978), “Cobra de vidro” (com o MPB-4, em 1979) e “Em 1000 kilohertz” (1980).

A partir de 83, o Quarteto passou a atuar sob a direção musical de Célia Vaz e lançou os LPs “Ponto de luz” (1983), “A arte do Quarteto em Cy” (1984), “A arte do Quarteto em Cy e MPB-4” (1985), “Show ao vivo com Vinicius e Toquinho” (1986) e “Para fazer feliz a quem se ama” (1989).

Em 1963, quando as irmãs ainda se apesentavam com o nome de As Baianinhas, apareceram cantando no filme Sol Sobre a Lama (1963).

Leia também:  Morre a cantora Claudia Telles

Leia também: Por Onde Anda? A Cantora Miss Lene

Leia também: Relembrando o breve e talentoso cantor Ronaldo Resedá

Leia também: Por Onde Anda? O Cantor Morris Albert, do sucesso Feelings

Leia também: Por Onde Anda? O cantor Dudu França, do Hit Grilo na Cuca

Leia também:  Por Onde Anda? O cantor Almir Rogério, o "dono" do Fuscão Preto

Leia também: Morre Maria Cleusa, a Bolete Zulu, aquela que não ria

Leia também:  Por Onde Anda? A Cantora Silvana

Leia também:  Por Onde Anda? A Cantora Edith Veiga

Veja também: Raul Gil já foi ator

Veja também: A História de Antônio Marcos

Veja também: Lúcia Alves é Irmã de Sidney Magal?

Veja também: Os Artistas que Morreram em 2022 - In Memoriam

Curta nossa página no Facebook

Se inscreva no nosso canal do Youtube

Siga também nosso Instagram

Siga também no Kwai


Postar um comentário

0 Comentários