Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? A Atriz Márcia Rodrigues



Apesar de ter atuado em novelas, Márcia Rodrigues foi uma importante atriz do cinema nacional, tendo protagonizado o clássico Garota de Ipanema (1967), que projetou seu nome nacionalmente. Ela também é irmã de Cláudia Lessin Rodrigues, cuja morte chocou o Brasil, em 1977.


Musas do cinema nacional: Adriana Prieto e Márcia Rodrigues

Márcia Lessin Rodrigues nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de maio de 1949. Aos 15 anos de idade, quando ingressou no curso de teatro.

Márcia fez alguns trabalhos como modelo, e estreou no cinema no filme O Quarto Movimento (1966), de Joel Macedo, que lhe valeu um prêmio de cinema amador. No ano seguinte, Nelson Pereira dos Santos lhe deu um papel em El Justiceiro (1967).

Mas sua grande chance no cinema veio quando Márcia derrotou 130 candidatas para estrelar o filme Garota de Ipanema (1967), de Leon Hirszman. O filme era baseado na música de Tom Jobim, e seria inicialmente estrelado por Helô Pinheiro, a verdadeira Garota de Ipanema, mas Helô estava grávida na época.


Márcia Rodrigues no cartaz de Garota de Ipanema

Arduíno Colassanti e Márcia Rodrigues em Garota de Ipanema

O papel lhe valeu o prêmio Air France de Melhor Atriz revelação, e fez de Márcia Rodrigues uma das musas do Cinema Novo. Nos anos seguintes, ela seria dirigida por diversos cineastas brasileiros importantes, destacando-se no clássico Matou a Família e Foi ao Cinema (1969), onde fazia uma cena icônica, na qual tinha uma relação homossexual com a atriz Renata Sorrah.


Márcia Rodrigues e Renata Sorrah em Matou a Família e Foi Ao Cinema

No cinema, Márcia Rodrigues ainda atuaria em Todas as Mulheres do Mundo (1967), O Homem que Comprou o Mundo (1967), A Vida Provisória (1968), Fome de Amor (1968), O Donzelo (1970), Lúcia McCartney, Uma Garota de Programa (1971), Vida de Artista (1972), Ovelha Negra, Uma Despedida de Solteiro (1976), Gente Fina é Outra Coisa (1977), A Dama da Lotação (1978), Menino do Rio (1982), Amor Voraz (1984) e Brás Cubas (1986).


Márcia Rodrigues e Paulo José em Todas As Mulheres do Mundo



Em 1971 Márcia estreou nas novelas, atuando em Bandeira 2, na Rede Globo. Ela atuaria em outras novelas da emissora nos anos seguintes, participando de O Bofe (1972), O Pulo do Gato (1978), Brilhante (1981) e Sol de Verão (1982), onde interpretou a Geni, um de seus papéis mais lembrados na televisão.



Paulo Figueiredo, Monique Curi e Márcia Rodrigues em Sol de Verão


Na Manchete, Márcia fez Viver a Vida (1984) e Corpo Santo (1987), e de volta a Globo atuou ainda em Selva de Pedra (1986) e Fera Ferida (1988), e depois deixou a carreira artística.


Márcia Rodrigues em Selva de Pedra


Em 1977 a irmã de Márcia, Cláudia Lessin Rodrigues, de 21 anos, foi estuprada e morta pelo milionário suíço Michel Frank, que fugiu do Brasil, sem nunca ter sido condenado. Envolvido com o tráfico de drogas, Frank foi morto a tiros em seu país, em 1989.

A tragédia de Cláudia Lessin Rodrigues virou o filme O Caso Cláudia (1979), estrelado por Kátia D'Ângelo.



Cláudia Lessin Rodrigues

Márcia Rodrigues e a irmã Cláudia Lessin Rodrigues


Carta do filme O Caso Cláudia



Atualmente, Márcia Rodrigues trabalha como decoradora e designer de interiores, e tem um escritório no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. Ela foi casada com o diretor e produtor Alberto Jaime Flaksman (entre 1978 e 1995), e tem três filhos.



Márcia Rodrigues atualmente






Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

1 Comentários

  1. Nossa não sabia que houve outra garota de Ipanema além da Helô Pinheiro. E que tragédia essa com a irmã, céus!!!

    ResponderExcluir