Por onde anda? A modelo e atriz Zofia Burk, a "Gina, dos palitos"


Há mais de 40 anos o sorriso enigmático da atriz Zofia Burk está presente nas mesas das famílias brasileiras, mas mesmo assim, poucos conhece a identidade da famosa moça que estampa a embalagem dos "Palitos Gina".

Nascida em Lwow, na Polônia, em 06 de janeiro de 1946, Zofia Burk migrou para o Brasil com a família aos cinco anos de idade. Aos 16 anos de idade ela começou a trabalhar como modelo, e aos 17 anos estreou como atriz na novela juvenil Um Ano no Pensionato (1964), na TV Excelsior.

A novelinha era estrelada por Lourdinha Felix e Lolita Rodrigues, e Zofia (creditada como Sofia Burk, mais aportuguesado), era uma das meninas internas no pensionato.


No começo da década de 70 ela tornou-se uma disputada modelo no mercado publicitário brasileiro, estrelando diversas campanhas publicitárias. Em 1970 ela estreou no cinema, como uma das modelos do filme Beto Rockffeller (1970), inspirado na famosa novela homônima exibida pela TV Tupi, em 1968.

Cartaz de Beto Rockeffeller (Zofia Burk é a terceira a direita)

Zofia Burk, em comercial do Opala, em 1970

 Zofia Burke, na capa da revista Realidade, em 1967

Em 1975 ela foi contratada para uma sessão de fotos. Achando que estava indo fazer um ensaio para algum cartaz ou anúncio impresso, ela mal imaginava que sua foto seria usada para estampar a embalagem da caixa de palitos de dentes da empresa Rela Gina (Gina era o apelido da mãe do fundador).

Em pouco tempo seu rosto já estava circulando por todo o país, tornando seu rosto nacionalmente famoso. Mas sua imagem acabou ficando muito ligada a marca, e por causa disto, dificilmente ela conseguia novos trabalhos como modelo.

Anúncio original dos Palitos Gina, estrelado por Zofia Burk

A modelo chegou a pensar em processar a empresa, mas seu advogado disse que o contrato que ela havia assinado permitia o uso de sua imagem, e ela desistiu do processo.

Zofia tinha 29 na época que fez as fotos, e aos 32, sem conseguir quase nenhum novo trabalho, deixou a vida de modelo. Ela ainda atuou no filme Quem é o Pai da Criança (1976), de Ody Fraga, antes de abandonar a carreira artística.

Pelos anos seguintes, ela trabalhou em uma empresa de cartões de crédito, onde permaneceu até se aposentar em 2005. No mesmo ano da aposentadoria, ela fundou uma agência de turismo junto com o filho.

Zofia é formada em psicologia, mas nunca exerceu a profissão. Ela fala sete idiomas  e mora no bairro do Sumaré, em São Paulo há mais de quarenta anos. 

 Zofia Burk, atualmente


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

 

1 comentário:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil