Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre o ator e dublador Luís Manuel, a Voz do Fred do Scooby Doo, aos 80 anos de idade


O ator, dublador e diretor de dublagem Luís Manoel morreu no dia 06 de setembro, aos 80 anos de idade. Sua morte foi comunicada pelos dubladores Wirley Contaifer e Erick Bouglex através de suas redes sociais, mas a causa do óbito não foi divulgada.

Como dublador, ficou famoso ao ser o primeiro dublador do Pica-Pau e do Mickey (na década de 1960). Também foi o dublador do Fred, do Scobby Doo, e a terceira voz de Robin (Burt Ward), na série da década de 1960.



Luís Manuel Godefroy de Almeida nasceu em Portugal, em 25 de março de 1942. Filho da vedete portuguesa Salúquia Rentini, ele veio para o Brasil aos sete anos de idade, acompanhando a mãe, que acabou fixando residência no país.


A atriz e vedete Salúquia Rentini

Em 1952 ele estreou na Rádio Nacional, onde sua mãe trabalhava, participando do programa Tal Pai, Tal Filho, de Milton Rangel. Pouco tempo depois, estava trabalhando como locutor comercial na emissora.

Em 1954 ele começou a fazer a série radiofônica Atomam, o Homem Atômico (1954), que era apresentada durante o Programa César de Alencar. Luís Monuel também atuou em diversas rádio-novelas e foi animador de auditório da Nacional, além de apresentar o programa infantil Rádio Ginlana Estrela (1957).

Na televisão, atuou em teleteatros da TV Rio, dirigido por Victor Berbara.

Foi Milton Rangel quem o levou para a dublagem, em 1958, quando começou a trabalhar para Herbert Richers. Já na década de 1960 começou a trabalhar como diretor de dublagem na Dublasom Guanabara.

Luís Manuel passou por diversos estúdios de dublagem, até se aposentar em 2016.


Algumas dos personagens dublados por Luís Manuel



Postar um comentário

1 Comentários

  1. Sou Cecília costa tenho meu nome no face como Cecília Guimarães ,o grande dublador Luis Manoel foi amigo do meu marido Paulo Costa que também trabalhou no Herbert Richert fazendo dublagens. Fiquei muito triste de saber de sua morte .Chegamos a nos encontrar antes de seu falecimento, conversamos muito dessa passagem da vida dele e do meu falecido marido Paulo Costa a quem ele chamava de irmão. Descanse em paz meu querido amigo!

    ResponderExcluir