Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre Leon Vitali, de Barry Lyndon, o ator que virou assistente pessoal de Stanley Kubrick



O ator Leon Vitali, que interpretou o enteado do personagem título em Barry Lyndon (Idem, 1975) faleceu no dia 20 de agosto, aos 74 anos de idade. De acordo com o perfil oficial da Fundação Stanley Kubrick, o ator faleceu pacificamente de causas naturais. Vitali abandonou a bem sucedida carreira de ator para se tornar o assistente pessoal de Kubrick, com quem fez inúmeras parcerias.


Leon Vitali em Barry Lyndon

Formado pela Academia de Música e Arte Dramática de Londres, Leon Vitali começou atuando na televisão inglesa, e ganhou notoriedade com a série The Fenn Street Gang (197-1972). No ano seguinte, estreou no cinema no filme italiano Si Può Essere Più Bastardi dell'inspetore Cliff? (1973).

Em1974 Vitali conheceu o diretor Stanley Kubrick, que o convidou para interpretar Lord Bullingdon, o filho de Lady Honoria Lyndon em Barry Lyndon (Idem, 1975).



O jovem ator ficou tão impressionado com o trabalho do diretor Stanley Kubrick que pediu para ficar trabalhando como seu assistente, sem salário, após concluir as filmagens de suas cenas.

Como ator, ainda estrelou o terror Victor Frankenstein (1977), onde conheceu sua futura esposa, Kersti Vitali, que trabalhava como figurinista da produção. O casal trabalhou como figurinista de Mackan (1977), e juntos tiveram dois filhos, a atriz Vera Vitali e o cinegrafista Max Vitali. Leon também é pai da produtora Marsha Vitali, filha de um casamento anterior.


Leon Vitali em Victor Frankenstein


Em 1980 Kubrick lhe enviou o roteiro do filme O Iluminado (The Shinning, 1980), e o convidou para ser seu assistente de direção. O ator participou de todo o processo da produção do filme, além de fazer figuração nas cenas de festa do bar do hotel.

Nos créditos finais, seu nome aparece como "assistente pessoal do diretor".


Leon Vitali, de chapéu, nos bastidores de O Iluminado

O ator ainda atuou em Inter Rail (1981), antes de se dedicar exclusivamente como assistente pessoal de Kubrick por muitos anos. Eles trabalharam juntos novamente em Nascido Para Matar (Full Metal Jacket, 1987), onde Leon Vitali também foi o diretor de casting.

Leon ainda trabalharia em De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut, 1999), último trabalho do diretor. No filme, ele também interpretou o personagem Redcloak.


Leon Vitali nos bastidores de De Olhos Bem Fechados

Após a morte do cineasta, ele foi o supervisor de restauração da maioria de seus filmes, e em 2017 foi tema do documentário Filmworker (2017), que contava sua trajetória como assistente de Kubrick.



Leon Vitali ainda atuaria no filme Pecados Íntimos (Lille Children, 2006), onde também trabalhou como produtor, e interpretou o boticário em Romeu e Julieta (Romeo & Juliet, 2013).



Leon Vitali em Romeu e Julieta





Veja também: Mães e Filhas Atrizes


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com


Postar um comentário

0 Comentários