Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Atriz Sally Kellerman, indicada ao Oscar por M.A.S.H., morre aos 84 anos de idade


A atriz e cantora Sally Kellerman, indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel de Margareth "Lábios Quentes" Houlihan no filme M.A.S.H. (Idem, 1970), morreu no dia 24 de fevereiro, aos 84 anos de idade.

Sally havia sido diagnosticada com demência há 5 anos atrás.



Também cantora, ela teve uma longa carreira no cinema e televisão, atuando em mais de 130 produções, além de ter gravado diversos discos.



Sally estreou no cinema em 1957, mesmo ano que foi cotada para viver Joanna Darc em Santa Joana (Saint Joan, 1957), mas os produtores optaram por Jean Seberg, que era muito mais famosa na época.


Sally Kellerman em Reform School Girl (1957)


Ela seguiu atuando em papéis de apoio em filmes como O Terceiro Dia (The Third Day, 1965), O Homem Que Odiava as Mulheres (The Boston Strangler, 1968) e Um Dia em Duas Vidas (The April Fools, 1969).

Mas sua carreira mudou significativamente após ser convidada por Robert Altman para atuar na comédia bélica M.A.S.H. (Idem, 1970), filme pelo qual ela foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.


Sally Kellerman em M.A.S.H.

Sally e Altman tornaram-se grandes amigos, e ela participou de diversos filmes do cineasta, atuando em Voar é Com Os Pássaros (Brewster McCloud, 1970), O Jogador (The Player, 1992) e Prêt-à-Porter (Idem, 1994). Robert Altman também a queria em Nashville (Idem, 1975), mas ela recusou o papel para dedicar-se a sua carreira musical na época.


Sally Kellerman e Marcello Mastroianni em Prêt-à-Porter


No cinema, ainda fez filmes como O Último Don Juan (Last of the Red Hot Lovers, 1972), Os Covardes Vivem Bem (Slither, 1973), Horizonte Perdido (Lost Horizon, 1973), Um Pequeno Romance (A Little Romance, 1979), Gatinhas (Foxes, 1980), Assim é A Vida (That's Life!, 1986) e De Volta às Aulas (Back to School, 1986).


Olivia Hussey e Sally Kellerman em Horizonte Peridido


Sally Kellerman e Rodney Dangerfield em De Volta às Aulas


Na década de 1980 os convites diminuíram, embora a atriz tenha atuado com frequência, mas em produções cada vez menos relevantes, e ela também dedicou-se muito a trabalhos de dublagem. Ela também apareceu em diversas séries de TV ao longo de sua grande carreira, tendo inclusive participado de um icônico episódio de Jornada nas Estrelas (Star Trek), em 1966.


Sally Kellerman em Jornada nas Estrelas





Postar um comentário

0 Comentários