Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre a atriz Pilar Bardem, mãe de Javier Bardem, aos 82 anos de idade


A atriz espanhola Pilar Bardem, mãe de Javier Bardem, ator vencedor do Oscar por Onde Os Fracos Não Tem Vez (No Country for Old Men, 2007), morreu no dia 17 de julho, aos 82 anos de idade. Quando Javier venceu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, em 2008, ele dedicou o prêmio a sua mãe, uma veterana atriz do cinema espanhol.

Fumante inveterada, Pilar faleceu devido a um câncer de pulmão.


A atriz Pillar Bardem

María del Pilar Bardem Muñoz nasceu em Sevilha, Espanha, em 14 de março de 1939. Filha dos atores Rafael Bardem e Matilde Muñoz Sampedro, e era irmã do renomado cineasta Juan Antonio Bardem.

Pilar abandonou a faculdade de medicina para trabalhar como modelo, e estreou no cinema El Sique Mundo (1965), de Fernando Fernán Gómez. Com mais de 130 créditos entre cinema e televisão, ela recebeu o importante prêmio Goya pelo seu desempenho em Nadie Hablará de Nosotras Cuando Hayamos Muerto (1995) e foi novamente indicada por seu trabalho em María Querida (2004).

Entre seus filmes também destacamos As Idades de Lulu (Las Edades de Lulú, 1990), e Carne Tremula (Carne Trémula, 1997), de Pedro Almodovar.


Penélope Cruz e Pilar Bardem em Carne Tremula

Pilar também era conhecida pelo seu ativismo político, e foi ferrenha opositora da ditadura de Francisco Franco. La Bardem, como era chamada, também lutou pelos direitos trabalhistas dos atores e diretos civis para as mulheres, além de se manifestar por uma "Igreja Católica mais liberal".

Pilar foi casada com José Carlos Encinas Doussinague, com quem teve quatro filhos (mas um deles morreu logo após o parto). Todos os seus três filhos sobreviventes, Carlos, Mónica e Javier Bardem, se tornaram atores.



Javier Bardem e Pilar Bardem


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

0 Comentários