Atriz Cicely Tyson, indicada ao Oscar por Lágrimas de Esperança, morre aos 96 anos de idade


A atriz Cicely Tyson, pioneira em Hollywood, morreu no dia 28 de janeiro, aos 96 anos de idade. Nascida no Harlem, Nova York, ela estreou no cinema em Rebeldia de Um Bravo (The Las Angry Man, 1959). Em seguida atuou em Homens em Fúria (Odds Against Tomorrow, 1959), estrelado por Harry Belanfonte.

Cicely Tyson e Carmen de Lavallade em Homens em Fúria

Se recusando a fazer papéis depreciativos para a raça negra, ficou anos afastada do cinema, trabalhando apenas no teatro e televisão. Ela só voltou as telas em Por que tem de ser Assim? (The Heart Is a Lonely Hunter, 1968) e quatro anos depois foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por Lágrimas de Esperança (Sounder, 1972), de Martin Ritt.

Desde 1954 uma atriz negra não era indicada a tal categoria, e junto com Dianna Ross, também indicada em 1972, tornou-se a segunda atriz negra indicada na categoria principal do Oscar.

Apesar de não ter ganho o prêmio, sua atuação foi aclamada pela crítica.


Em 1974 ela ganhou dois Emmys por seu desempenho como uma mulher de 110 anos que havia sido escravizada em The Autobiography of Miss Jane Pittman. Ela também estava brilhante na minissérie Raízes (Roots, 1977). Apesar de sua longa carreira, a atriz não tem muitos créditos nas telas, por só aceitar fazer papéis de mulheres fortes.

No cinema, ainda esteve no sucesso comercial Aeroporto 79: O Concorde (The Concorde... Airport '79, 1979), Tomates Verdes Fritos (Fried Green Tomatos, 1993) e Histórias Cruzadas (The Help, 2011).

The Autobiography of Miss Jane Pittman

Cicely Ryson em Raízes

Cicely Tyson em Tomates Verdes Fritos

Cicely foi casada com a lenda do jazz Miles Davis, e em 2018 recebeu um Oscar especial pelo conjunto de sua obra.


Desde 2015 ela estava no elenco da série How to Get Away With Murder, que chegou ao fim em 2020. Ela interpretava a mãe de Aanalise Keating, papel de Viola Davis.

Cecily Tyson havia completado 96 anos de idade em 18 de dezembro de 2020.

Viola Davis e Cicely Tyson em How to Get Away With Murder

Cicely Tyson e Miles Davis





Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

0 comentários:

Postar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil