Muitos conhecem Monah Delacy como a "mãe da atriz Christiane Torloni", porém este é um título injusto para esta grande dama das artes brasileiras. Atriz, escritora e pintora, Monah é uma das grandes divas do nosso teatro, cinema e televisão.
Lacy Corrêa dos Santos Torloni nasceu em Belo Horizonte, em 22 de março de 1929. Criada em uma família conservadora, sem nenhum parentesco artístico, desde muito jovem já dizia que pretendia ser atriz.
No final do ano de 1946, por problemas financeiros, precisou deixar um tradicional colégio, já em São Paulo, e começou a trabalhar. Mas ao mesmo tempo frequentava os teatros e devora os livros da biblioteca Pública da cidade.
Monah Delacy começou a ter aulas de teatro, e foi aluna da primeira turma da Escola de Artes Dramáticas da USP, tendo como professores Cacilda Becker, Décio de Almeida Prado, Ruggero Jaccobi, Adolfo Celi e Vera Janacopoulos, entre outros.
Em 1948 começou a fazer rádio-teatro, e ajudada por Alfredo Mesquita, estreou nos palcos no mesmo ano. Aos poucos, conquisto seu lugar no teatro. Seus primeiros trabalhos na televisão ocorreriam em 1952, atuando no Grande Teatro Tupi. Na emissora, também atuou no infantil Teatrinho Trol, programa onde ela também escreveu diversos roteiros.
Monah Delacy e Fernanda Montenegro no Grande Teatro Tupi
Monah Delacy no Teatrinho Trol
Em 1954 ela se casou com o ator e diretor Geraldo Matheus Torloni, e em 1957 deu à luz a sua filha Christiane Torloni. O casal também teve o menino Márcio, que não seguiu a carreira artística.
Casamento de Monah Delacy
Monah Delacy e os filhos, em 1963
Em 1958 ingressou no elenco da companhia de Adolfo Celi, Tônia Carrero e Paulo Autran, estreando na cia com a peça Calúnia.
Monah Delacy e Paulo Autran
No cinema, estreou no filme Esse Rio Que Eu Amo (1960), de Carlos Hugo Christensen. Ainda atuou em Bonitinha Mas Ordinária (1963), Crônica da Cidade Amada (1964), A Um Pulo da Morte (1969), Obsessão (1973), Quatro Contra O Mundo (1974), Pureza Proibida (1974), Tem Folga na Direção (1976), Perdoa-Me Por Me Traíres (1980) e Bonitinha mas Ordinária (1981).
Monah Delacy em Bonitinha Mas Ordinária (1963)
Monah Delacy (ao centro) em Perdoa-Me Por Me Traíres
Com uma vasta carreira nos palcos, a atriz estreou nas novelas em Acorrentados (1969), na TV Rio. No ano seguinte, já na Globo, participou do sucesso Irmãos Coragem (1970). Ao longo dos anos, participou de diversas novelas, entre elas Uma Rosa Com Amor (1972), O semideus (1973), Gabriela (1975), Locomotivas (1977), O Pulo do Gato (1978), Pai Herói (1979), A Gata Comeu (1985), Dona Beija (1986), Olho Por Olho (1988), O Amor Está no Ar (1996), e Dance, Dance, Dance (2007), sua última novela. Também atuou na minissérie O Quinto dos Infernos (2002), entre outros trabalhos.
Beatriz Segal e Monah Delacy em Pai Herói
Monah Delacy em A Gata Comeu
Monah Delacy em Dona Beija (TV Manchete)
Monah Delacy e Nair Belo nos intervalos de O Quinto dos Infernos
Roteirista, dramaturga e artista plástica, desde a década de 60 ela também dedica-se a pintura, já tendo exposto suas obras diversas verses. Atualmente, Monah Delacy ainda é professora de teatro.
Monah Delacy, pintora
Monah Delacy e Christiane Torloni
Monah Delacy e Ruth de Souza
Monah Delacy, atualmente
Veja também: Os Artistas Que Morreram em 2023 - In Memoriam
Leia também: Eva Wilma quase trabalhou com Alfred Hitchcock
Leia também: Nathalia Timberg, uma dama da atuação
Leia também: Veja também: Tributo à atriz Cacilda Becker
Veja também: Homenagem a Ruth de Souza
Veja também: A História de Ênio Santos
2 Comentários
Meu sonho..ter Aula de teatro
ResponderExcluirCom a querida .MO não Delacytenho 57 e esse sempre foi e .é meu sonho. Bjs
Desclp É .ATRIZ
ResponderExcluirMônaco Delacytenho te Amo !