O filme A Lagoa Azul (The Blue Lagoon, 1980), estrelado por Brooke Shields e Christopher Atkins foi um dos campeões de bilheteria no ano de seu lançamento. No Brasil, o filme é famoso pelas inúmeras reprises na televisão, na Sessão da Tarde.
Brooke Shields e Chistopher Atkins
Porém, esta não era a primeira vez que a história dos jovens náufragos era levada as telas de cinema. Baseado no romance The Blue Lagoon, escrito por Henry de Vere Stacpoole, publicado em 1908. O livro conta a história das crianças presas em uma ilha paradisíaca após um naufrágio. Eles crescem e a amizade acaba se tornando uma paixão.
A primeira vez que a história foi adaptada para o cinema foi em 1923, em um filme mudo chamado The Blue Lagoon, que era estrelado por Molly Adair e Arthur Pusey, e teve cenas gravadas no litoral da África. Infelizmente, esta versão foi perdida com o tempo.
The Blue Lagoon, 1923
A segunda versão é de 1949, e era estrelada por Jean Simmons e o novato Donald Huston. Antes disto, já se falavam em produzir o filme desde 1935, mas devido a inúmeros problemas, o projeto nunca chegou a ser iniciado.
Dirigido por Frank Launder, o filme era estrelado por Jean Simmons e Donald Huston, em seu primeiro papel no cinema. O ator foi escolhido entre mais de 5000 candidatos ao papel. Roger Moore e Laurence Harvey estavam entre os atores recusados.
E embora Jean Simmons já fosse famosa quando escalada como protagonista, atrizes como Claire Bloom e Marilyn Monroe, também se candidataram ao papel.
O filme fez bastante sucesso na época, e foi indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza. Após sua estreia, departamentos de censura ficaram incomodados com o relacionamento dos jovens, e exigiram que o final do filme apresentasse uma cena de casamento, para absolvê-los de terem vivido em pecado.
Este não foi o único problema encontrado pela produção. Com cenas filmadas nas Ilhas Fiji, a equipe teve grandes dificuldades de filmagens. O diretor Frank Launder quebrou um braço, e o produtor Leslie Gilliat sofreu um acidente de avião, mas sobreviveu.
Simmons e Houston sofreram um acidente de carro, que capotou. E o local de filmagens ainda estava sob um surto de poliomielite. Apesar de todos os problemas, o filme ficou entre os dez mais bem sucedidos nas bilheterias do cinema inglês daquele ano.
Posteriormente, o livro seria adaptado outras três vezes, sendo a mais famosa delas o clássico estrelado por Brooke Shields, em 1980. Em 1991 Milla Jojovich estrelou De Volta a Lagoa Azul (Return to Blue Lagoon) e em 2012 foi lançado Lagoa Azul: O Despertar (Blue Lagoon: The Awekening, 2012).
Confira um trecho do filme
A Lagoa Azul, de 1949
Leia também: Por Onde Anda? Christopher Atkins, de A Lagoa Azul
Veja também: A Outra Doris Day
Veja também: Audrey Hepburn: Biografia e Carreira
1 Comentários
Absolutamente curioso. Esse filme deveria estar disponível para assistirmos...
ResponderExcluir