Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Os Milagres de Fátima no Cinema



No dia 13 de maio de 1917  Lúcia dos Santos, Francisco e Jacinta Marto, as três crianças brincavam na Cova da Iria. Por volta do meio dia, os pastorinhos (que era primos) viram clarões no céu. Pensando serem relâmpagos, começaram a reunir o rebanho para irem embora. Mas no caminho viram um novo clarão iluminando o céu. 

Os primos teriam visto em cima de uma azinheira "uma Senhora vestida de branco e mais brilhante que o Sol, espargindo luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente", como descreveu Lúcia.

As visões de Nossa Senhora de Fátima se repetiriam pelos próximos cinco meses seguintes, sempre trazendo mensagens de paz ao mundo.

O Milagre de Fátima foi muito noticiado no mundo inteiro, e gerou uma onda de peregrinações no período, tornado-se uma das histórias de fé mais famosas do século XX.

Jacinta e Francisco, dois dos pastorinhos, morreram ainda muito jovens, vítimas da pandemia da gripe espanhola.

Os pastorinhos de Fátima

Não demoraria muito tempo para a história chegar às telas de cinema. Abaixo destacamos alguns filmes que retratam o tema:

1. O Milagre de Fátima (1926) - Documentário português retratando a peregrinação de ceca de 50 mil crentes até Cova da Ira, local da primeira aparição.

: Peregrinação de 1926

2. Fátima Milagrosa (1928) - Primeiro filme de ficção sobre o tema. Feito em Portugal, não retrata a história dos pastorinhos de Fátima, mas sim a devoção à Santa. A trama conta a história de uma mulher que faz uma promessa a Nossa Senhora Fátima, pedindo pela saúde de uma jovem.  Dirigido por Rino Lupo, o filme conta com a presença de nomes importantes do cinema português, como Beatriz Costa e Dina Tereza (que posteriormente faria A Severa, 1931). Primeira trabalho do futuro cineastra português Manoel de Oliveira, fazendo figuração em uma cena de baile.


3. Fátima, Terra da Fé (1943). Outro filme português dedicado a devoção à Santa, e não baseado na história dos pequenos pastores. Dirigido por Jorge Brum do Canto, o filme tinha no elenco os atores Barreto Poeira, Graça Maria, Oliviera Martins.


4. Senhora de Fátima (La Señora de Fátima, 1951). Filme espanhol dirigido por Rafael Gil. Foi o primeiro filme a biografar a vida dos três pastores de Fátima. Tinha em seu elenco astros do cinema espanhol como Fernando Rey e Tito Junco. Ines Orsini deu vida a Lúcia, María Dulce interpretou Jacinta e Eugenio Domingo viveu o pequeno Francisco. O filme ganhou prêmios dedicado ao cinema espanhol, e fez sucesso mundial.

No filme franco-canadense As Invasões Bárbaras (Les Invasions Barbares, 2003), o filme é citado entre as lembranças do protagonista. Uma cena do mesmo é usada para ilustrar as recordações.


5. A Virgem de Fátima (The Miracle os Our Lady Of Fatima, 1952). Talvez a mais famosa versão cinematográfica da história, o filme foi uma super produção Hollywoodiana, produzida pela Warner Bros. Na década de oitenta era um filme exibido com certa regularidade na televisão brasileira. Dirigido por John Brahm.





Rodado em locações europeias, o filme é estrelado por Gilbert Roland, astro desde os tempos do cinema mudo. Tinha ainda no elenco Angela Clarke, Frank Silveira e Jay Novello. As crianças foram interpretadas por Susan Whitney (Lúcia), Sherry Jackson (Jacinta) e Sammy Ogg (Francisco). Sherry Jackson, na década seguinte, seria uma das belas moças dos filmes da "Turma da Praia".

Filme de grande orçamento, contou com um inúmero elenco de figurantes, que incluía antigos astros do cinema mudo em decadência, como Mae Clark, Frank Mills e Edmund Cobb. O compositor Max Steiner foi indicado ao Oscar de melhor trilha dramática.

6. Fatima (1984). Documentário norte-americano feito para a televisão. Apresentado pelo antigo astro dos musicais Ricardo Montálban, famoso também por A Ilha da Fantasia (Fantasy Island).


7. Aparição (Apparitions at Fatima, 1991). Filme fraco-português, dirigido por Daniel Costelle. Com Teresa Costa, Cécile Maupeu, Henrique Reis e Jacinta Henriques.


8. Fátima (1997), filme português estrelado pelo famoso ator Joaquim de Oliveira. Com Catarina Furtado, Diogo Infante, Vanessa Antunes e Filipe Carvalho no elenco.


9.  Jacinta (2017), filme português lançado no ano do centenário das aparições, baseado na vida da pastorinha Jacinta, morta em 1920 com apenas 09 anos de idade. A menina Matilde Serrão é a protagonista. Renata Belo e Henrique Mello completam o elenco que interpreta o trio.

Henrique Mello, Renata Belo e Matilde Serrão



10.  Fatima (2020), filme norte-americano, rodado em Portugal. No elenco, vários artistas português, como o famoso Joaquim de Almeida. A brasileira Sônia Braga interpreta a pastorinha Lucia, já idosa.

Sônia Braga






Curta nossa página no Facebook

Se inscreva no nosso canal do Youtube

Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Duas observações:

    1 - O filme filipino "Santa Lúcia" provavelmente não é sobre a irmã Lúcia (na época ainda viva e com 49 anos), mas sobre a italiana Santa Luzia (eventualmente escrita Lúcia, como na grafia original) de Siracusa, a padroeira dos olhos.
    2 - Este ano deverá estrear "Fátima - A história de um milagre", com a brasileira Sônia Braga no papel de irmã Lúcia já idosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por acolherem as sugestões da postagem anterior, e complemento indicando mais dois filmes sobre a história:
      "The 13th day (O 13° dia)", filme dirigido pelos ingleses Dominic e Ian Higgins em 2009, é um dos mais fiéis aos fatos, apesar de alguns floreios.
      "Fátima - O último mistério", documentário com subtexto dramático realizado pelo espanhol Andrés Garrigó em 2017.

      Excluir