Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Aos 97 anos, Ruth de Souza é homenageada no carnaval carioca


Ruth de Souza estreou no cinema em 1948, e ja fez quase quarenta filmes. Em 1954 tornou-se a  primeira atriz brasileira indicada ao premio de melhor atriz num festival internacional de cinema, no Festival Veneza, por seu trabalho em  Sinhá Moça (1954). Ruth chegou a protagonizar um filme norte-americano, rodado no Brasil. Já falamos sobre ele aqui.

Na noite de ontem, 02 de março, ela foi grande homenageada do desfile da Acadêmicos de Santa Cruz,do grupo de acesso, na Sapacuaí.


O abre-alas da Acadêmico de Santa Cruz, quarta escola a entrar na avenida, exibia uma representação do Teatro Experimental do Negro (TEN), companhia teatral brasileira que funcionou entre 1944 e 1961 propondo a valorização social do negro e da cultura afro-brasileira, fundada por Abadias Nascimento.

Ruth de Souza, que foi homenageada pela escola no enredo “Ruth de Souza – Senhora Liberdade, Abre as Asas sobre Nós”, entrou no TEN em 1945, onde integrou o primeiro grupo negro a subir ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A atriz foi ovacinada pelo público, e não escondeu sua emoção durante o desfile. Mesmo para quem não gosta de carnaval, foi um momento emocionante.

Em maio Ruth de Souza completará 98 anos.

Ruth de Souza, após o desfile



Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Verdadeira Dama do Teatro e da Televisão! Merece todo o respeito e visibilidade. 💕

    ResponderExcluir
  2. Palmas para a escola que a homenageou, merecidamente, mérito dela. Grande atriz.

    ResponderExcluir
  3. Uma pena esse nosso carnaval, somos refém de uma única estação de TV, só exibe o que lhe interessa. O nosso maior espetáculo que temos no Brasil, o carnaval só é transmitido depois da sua programação. Muita gente não sabia que a atriz Ruth de Souza iria ser homenageada, neste carnaval, se eu soubesse antes eu teria postado e compartilhado no Facebook, que a atriz Ruth de Souza estava sendo enredo de escola de samba,da Acadêmico de Santa Cruz. Ana Vitória Ferreira, Iraja RJ

    ResponderExcluir