A atriz e cantora Paulista Ruth Ferreira, protagonista de A Sina do Aventureiro (1958), o primeiro filme dirigido por José Mojica Marins (o Zé do Caixão), faleceu no domingo, dia 20 de janeiro.
Ruth era filha da cantora de rádio Rosária de Jesus, e trabalhou como atriz, cantora de fados e vedetes. Sua filha, Maura Ferreira, também é atriz e cantora.
Rosária de Jesus e Ruth Ferreira
Ainda criança, Ruth Ferreira começou a cantar no rádio em São Paulo, sendo uma espécie de Shirley Temple paulista. Chegou a gravar quatro discos de 78 RPM no começo da década de 40, geralmente cantando fados.
Ruth Ferreira e o cantor português Manoel Monteiro
Em 1951 foi eleita a Rainha das Atrizes de São Paulo, e no ano seguinte estreou no cinema, em Sós, e Abandonados (1952). Na época, Ruth tinha apenas 18 anos de idade.
Ela faria apenas mais um filme, A Sina do Aventureiro (1958), o primeiro filme do Zé do Caixão, ainda José Mojica Marins.
Ruth Ferreira cantou em diversas rádios, como a Rádio Record, e se apresentou inúmeras vezes na TV Tupi, Paulista e Record, na década de 50. Também trabalhou como vedete em espetáculos de revista na década de 50, sendo chamada de "o brotinho paulista".
No começo dos anos 60 deixou a carreira artística para se casar. Mas há alguns anos retornou aos palcos em alguns espetáculos burlescos em São Paulo. A atriz faleceu aos 85 anos, em São Paulo, no dia 20 de janeiro de 2019.
Ruth Ferreira, em 2018
Leia também: Selma Lopes, a rainha da dublagem brasileira
Leia também: A Irreverente Dercy Gonçalves
Leia também: Morre a atriz Cacilda Lanuza
Leia também: Morreu o ator Fábio Tomasini, aos 68 anos
Leia também: Morreu a atriz Cidinha Milan
Leia também: Morre a atriz Cacilda Lanuza
Leia também: Morreu o ator Fábio Tomasini, aos 68 anos
Leia também: Morreu a atriz Cidinha Milan
2 Comentários
Mais uma estrela de quinta grandeza brilhando no céu...
ResponderExcluirEssa eu não conhecia. É do tempo de meu pai, agora com 86 anos, mas ele, que conheceu de nome e fama vários deles, estava tentando se lembrar ainda agora.
ResponderExcluir