Que fim levou? James Avery, o Tio Phill de Um Maluco no Pedaço


James Avery foi um ator e dublador norte-americano, mais conhecido como o juiz Phillips Banks, na série Um Maluco no Pedaço (Fresh Prince of Bell-Air). Na série James vivia o tio de Will Smith, o Tio Phill.

James La Rue Avery nasceu em 27 de novembro de 1945, em Pughsville, Virginia. Avery alistou-se na Marinha, e lutou na Guerra do Vietnã entre 1968 e 1969. Depois que deixou as Forças Armadas, ele mudou-se para San Diego, onde começou a escrever poesias e roteiros para a PBS, uma televisão norte-americana. Avery ganhou um prêmio Emmy como roteirista, e uma bolsa de estudos na Universidade da Califórnia, onde formou-se em cinema em 1976.


Ele estreou no cinema como figurante, dançando no filme Os Irmãos Cara de Pau (The Blues Brothers, 1980). Em seguida, também fez figuração em O Substituto (The Stunt Man, 1980), estrelado por Peter O'Toole.

James então começou a fazer diversas participações em séries de televisão, como The Jefferson, Webster e Esquadrão Classe A (A Team). Em 1984 começou a dublar vozes adicionais para o desenho SuperAmigos (SuperFriends: The Legendary Super Powers Show), e logo ele tornaria-se um grande dublador.

James Avery seguiu fazendo pequenos papéis em filmes como Assassinato por Encomenda (Fletch, 1985) e Encontro com o Medo (Appointment with Fear, 1985).

 James Avery e Chevy Chase em Assassinato por Encomenda

Também atuou com Farrah Fawcett em Seduzida ao Extremo (Extremities, 1986), com Charlie Sheen em Ninguém Segura essa Garota (Three for the Road, 1987), e foi o instrutor de direção de Corey Haim em Sem Licença para Dirigir (License to Drive, 1988).

James Avery e Corey Haim em Sem Licença Para Dirigir

Como dublador, deu voz ao soldado Turbo no desenho Rambo: A Força da Liberdade (Rambo, 1986) e ao lutador Junkyard Dog em Rock 'n' Wrestling (1985-1986).

Turbo, personagem de James Avery em Rambo

Avery começou a fazer diversas vozes para desenhos como Os Caça-Fantasmas (The Real Ghost Busters), Karate Kid (Idem) e O Jovem Scooby-Doo (A Pup Named Scooby-Doo).
Entre 1987 e 1996 ele dublou o vilão Destruidor em As Tartarugas Ninja (Teenage Mutant Ninja Turtles). Também dublou o personagem Haroud Hazi Bin nos desenhos da série Alladin (Idem, 1994).

 Destruidor, em As Tartarugas Ninja, personagem de James Avery


Entre 1988 a 1992 fez participações na série L.A. Law, estrelada por Susan Dey, antiga estrela da série A Família Dó Ré Mi (The Partridge Family), onde interpretava o juiz Michael Conover. Mas foi como outro juiz, o juiz Phillip Banks de Um Maluco No Pedaço (1990-1996), que o ator ficou famoso.




A série era estrelada pelo rapper Will Smith, em começo de carreira como ator. No Brasil, foi por muitos anos exibida no SBT.

O seu personagem na série, foi eleito pela revista TV Guide como "Um dos Grandes Pais da Televisão de Todos os Tempos", ficando na 34ª posição.

Enquanto filmava Um Maluco no Pedaço, James Avery atuou em filmes como O Portal do Tempo (Beastmaster 2: Through the Portal of Time, 1991), Romance por Interesse (The Linguini Incident, 1991), A Pequena Milionária (Little Miss Millions, 1993) e A Família Sol, Lá, Si, Dó (The Brady Bunch Movie, 1995).

 Quando a série foi cancelada, logo passou atuar na série Sparks (1996-1998). Em That '70s Show interpretou o instrutor de Michael Kelso (Ashton Kutcher) na academia de polícia.

 Ashton Kutcher e James Avery em That '70s Show

Também fez participações em séries como CSI: Investigação Criminal (CSI: Crime Scene Investigation), Eu, A Patroa e As Crianças (My Wife and Kids), Jornada nas Estrelas: Enterprise (Enterprise), As Visões da Raven (That's so Raven), Elas e Eu (All of Us). Como dublador, fez vozes para a animação O Príncipe do Egito (The Prince of Egypt, 1998).

 James Avery em Jornada nas Estrelas: Enterprise

No cinema, ainda atuou em Dr. Dolittle 2 (Idem, 2001), Na Trilha da Fama (Raise Your Voice, 2004) e Lições em Família (Wish I Was Here, 2014), lançado após a sua morte.

Em 31 de dezembro de 2013 o ator faleceu no hospital, após sofrer uma parada cardíaca sofrida após uma cirurgia no coração. James Avery tinha 68 anos de idade.



Curta nossa página no Facebook

Se inscreva no nosso canal do Youtube

0 comentários:

Enviar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil