Morreu a figurinista Yvonne Blake, vencedora do Oscar por Nicholas e Alexandra (1971) e figurinista de Superman, O Filme (1978)


Morreu no dia 17 de julho a figurinista Yvonne Blake, vencedora do Oscar por seu trabalho no filme Nicholas e Alexandra (Nicholas and Alexandra, 1971). Ela foi responsável pelos figurinos de filmes como Robin e Marian (Robin and Marian, 1976), A Águia Pousou (The Eagle Has Landed, 1976) e fez as roupas do filme Superman- O Filme (Superman, 1978), criando inclusive o uniforme usado pelo ator Cristopher Reeve. Ela também trabalhou na sequência do filme, Superman II: A Aventura Continua (Superman II, 1980).


Yvonne Blake nasceu em Manchester, Inglaterra, mas era naturalizada espanhola. Ela estreou no cinema como atriz e assistente de direção de François Truffaut em Fahrenheit 451 (Idem, 1966), mas logo partiria para a produção de figurinos, trabalhando em O Ídolo Caído (The Idol, 1966), de Daniel Petrie, estrelado por Jennifer Jones e Michael Parks.

Yvonne trabalhou em mais de 50 filmes, dividindo sua carreira entre os Estados Unidos e Espanha. Em 1971 ela ganhou o Oscar por seu trabalho Nicholas e Alexandra (Nicholas and Alexandra, 1971).  Ela voltaria a ser indicada ao prêmio por A Vingança de Milady (The Four Musketeers, 1974).

Yvonne Blake recebendo seu Oscar

Entre seus trabalhos mais notáveis também estão Jesus Cristo Superstar (Idem 1974), de Norman Jewison. Por seu trabalho, foi duas vezes indicadas ao prêmio Emmy e quatro vezes indicada ao Bafta.

Yvonne vestindo Audrey Hepburn em Robin e Marian (Robin and Marian, 1976)

Marlon Brando e o figurino criado por Yvonne para Superman- O Filme (Superman, 1978)

Entre 2016 e 2018 ela foi presidente da Acadêmia de Artes Cinematográficas da Espanha, tendo recebido sete indicações ao Goya, entre 1989 e 2007. Ela venceu o prêmio quatro vezes. Sua última indicação foi por por Sombras de Goya (Goya's Ghost, 2006), um dos últimos trabalhos do diretor Milos Forman, morto em abril deste ano.

O último trabalho de Yvonne, Las Invasoras, ainda não foi lançado nos cinemas. Em janeiro deste ano ela havia sofrido um acidente vascular cerebral, obrigando a sua saída da presidência executiva da Acadêmia Espanhola. Foi esta entidade que divulgou a sua morte nas redes sociais. Ela tinha 78 anos de idade.

Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

0 comentários:

Enviar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil