Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Chana Eden, a atriz que disse não a Hollywood


Chana Eden foi lançada com muita publicidade pela Waner em 1958, como a protagonista do filme Jornada Tétrica (Wind Across the Everglades, 1958).

Dirigido por Nicholas Ray, cineasta autor do clássico Juventude Transviada (rebel Without Cause, 1955), o filme, hoje obscuro, apresentava três apostas do estúdio, eram eles: Christopher Plummer, Chana Eden e Peter Falk.

Plummer ficaria famoso por seu papel em A Noviça Rebelde (The Sound of Music, 1964), e venceria o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu desempenho em Toda Forma de Amor (Beginners, 2010), recebendo a honraria aos 82 anos de idade. Falk é mais lembrado por seu papel na série Columbo (1971-2003), e Chana (pronuncia-se Hana), desapareceu da vida artística há muitos anos.

O filme, estrelado por Burl Ives, ainda tinha no elenco outras figuras não muito tradicionais no cinema, como o famoso palhaço Emmett Kelly, o escritor MacKinlay Kantor, a lendária striper Gispy Rose Lee (já madura) e o ex lutador de boxe Tony Galeno. Apesar de suas curtas carreiras cinematográficas, todos eram mais experientes no cinema que os novatos atores, que estrearam neste filme.


Chana Mesyngier nasceu em Haifa, em Israel, em 23 de novembro de 1932. Filha de um farmacêutico, ela foi educada na Aliança Escolar Francesa de Haifa e estudou dança em uma companhia de balé inglesa. Após sua graduação na escola francesa, ela se matriculou e assistiu brevemente a aulas em uma faculdade comercial antes de seu alistamento na Marinha de Israel (obrigatório para homens e mulheres) durante a Guerra de Independência de Israel em 1948.

Na marinha, lutou como artilheira em navios, mas também cantava e dançava para entreter as tropas israelenses. Logo estes atributos chamaram a atenção, e lhe valeram contratos como cantora pela Europa. Isto chamou a atenção de Hollywood, que a contratou como a sua nova estrela exótica.

Os estúdios disputavam a jovem estrela, que acabou assinando com a Warner Brothers, que a lançou como protagonista já em seu primeiro filme. 

Chana Eden e Chistopher Plummer em Jornada Tétrica

Foi a atriz quem escolheu o nome Eden, para substituir seu nome original (Mesyngier). Em entrevista, ela disse que escolheu o nome porque sua chegada a Hollywood era como uma "entrada no paraíso" (Eden, em inglês). Curiosamente, nesta época a Warner tinha quatro atrizes com o mesmo sobrenome: Barbara Eden (a Jeannie é Um Gênio), Alana Eden (também israelense) e Eve Eden. Outra curiosidade é que nenhuma delas recebeu tal nome no batismo.

Chana Eden nos bastidores de filmagem de Jornada Tétrica

Após atuar no filme, a atriz começou também a aparecer na televisão, atuando em episódios de séries como The Rifleman, Bat Masterson e Bonanza, todos gravados em 1959.

Chana Eden em Bonanza

Depois disto, ela decidiu voltar a Israel, mesmo com muitos convites para o cinema e um contrato já assinado. Ao retornar pra casa, declarou: "Quando cheguei em Hollywood, tudo parecia cair no meu colo. Eu era nova e diferente. Dois estúdios me ofereceram contratos. Tudo veio tão facilmente que me assustou. Depois de dois meses, voltei para casa."

 Mas ela se arrependeria da decisão, voltando aos Estados Unidos em 1960, ano que se naturalizou-se cidadã norte-americana. 

Mas as coisas já não foram tão fáceis em seu retorno. Ela atuou em diversas séries de TV, sempre em papéis de um, ou dois episódios, geralmente interpretando mulheres exóticas. Ela participou de The Aquanauts, série frustrada estrelada pelo futuro Tarzan Ron Ely, e de programas como Perry Mason (Idem), Adventures in Paradise, Paladino do Oeste (Have Gun, Will Travell), 77 Sunset Strip, Peter Gunn (Idem) e Cidade Nua (Naked City). Até que em 1964 resolveu abandonar a carreira novamente.

Em The Rifleman

Passou então a dedicar-se a sua vida pessoal, raramente fazendo aparições públicas. Em 1973 chegou mesmo a morar por uma temporada no Brasil, vivendo anonimamente na cidade do Rio de Janeiro.


Em 1982 esboçou um retorno as telas, atuando em pequenos papéis em Lembranças de Um Amor (Remembrance of Love, 1982), estrelado pelo veterano Kirk Douglas, e no musical live action Branca de Neve (Snow White, 1987). Depois afastou-se definitivamente das telas.

Chane Eden morreu em Israel, em 30 de março de 2019.




Veja também: Tributo a Rita Moreno

Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

1 Comentários

  1. I still remember seeing her when I was 10 years old on the TV show 'The Aquanauts' and that she looked great in a wetsuit with the front unzipped halfway down !

    ResponderExcluir