Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

A História de Rubén Aguirre, o inesquecível Professor Girafales





Imagine um professor sem muita paciência, que fuma charutos dentro da sala de aula e ainda namora a mãe de um aluno. Algo impensável nos dias de hoje, não? Mas esta era a didática do nosso querido Mestre Lingu..., digo, professor Girafales, interpretado pelo saudoso Rubén Aguirre.

Rubén Aguirre Fuentes nasceu no México, em 15 de junho de 1934. Antes da fama, ele formou-se engenheiro agrônomo, mas teve diversos empregos desde a sua juventude. Rubén foi jardineiro, ventróloquo, narrador de touradas, toureiro, palhaço de circo e locutor de rádio.




No começo da década de 1960, a carreira de locutor, o levou para a televisão, como locutor e produtor do Canal 6. Na TV, passou também a ser diretor e gerente de programação, alcançando um cargo como alto executivo da emissora. Mas aos finais de semana, também fazia participações nos programas de televisão, atuando como ator.

Cantinflas e Rubén Aguirre, na televisão

Nesta época, chegou a atuar na novela Agonia de Amor (1963), mas destacava-se principalmente em programas de humor, que faziam graça com sua grande estatura (Rubén Aguirre media 1,96 metros). Mas os donos do estúdio acharam que não pegava bem um dos altos executivos do canal aparecer em programas de humor pastelão, e deram um ultimato para Aguirre, exigindo que ele deixasse as participações, e se dedicasse aos bastidores da emissora.

Mas Aguirre preferiu continuar sendo ator, e abandonou a carreira de executivo. Apelidado de Shory na infância, acabou apresentando seu próprio programa infantil, El Club del Shory, onde contracenava com Carlos Villagran e Maria Antonieta de Las Nieves, que futuramente interpretariam Quico e Chiquinha, respectivamente.

Nesta época, também conheceu o ator Roberto Gómez Bolaños, de quem se tornou um grande amigo. Ele passou a atuar no programa Chespirotadas, e a partir de então, atuaria em diversos projetos comandados, e estrelados, por Bolaños, como El Cidadano Gómez, Los Super Genios de La mesa Cuadrada, e é claro, Chapolin e Chaves, onde interpretou seu personagem mais famoso, o Professor Girafales.

Rubén Aguirre em Los Super Genios de La Mesa Cuadrada

Em 1974 Rubén estreou no cinema, atuando no filme Santo y Blue Demon Contra El Doctor Frankenstein (1974), que era estrelado por Santo, o ensmascarado del plata, um lutador mexicano que atuava nas telonas, e fazia muito sucesso na época. Na década de 1970 o ator fez alguns filmes, atuando em El Moro del Cumpas (1977) , Lo Veo y no lo creo (1977), Capulina Chisme Caliente (1977), e Mi Caballo, El Cantandor (1979), onde foi creditado como Professor Jirafales (grafia original), como havia ficado famoso em seu país.

Rubén Aguirre em Santo y Blue Demon Contra El Doctor Frankestein

Rubén Aguirre em Mi Cabalo, El Cantante

Mas foi mesmo em Chaves e Chapolin que o ator ganhou muita popularidade. Além de interpretar o Professor Girafales, bebedor de incansáveis xícaras de café, ele deu vida a diversos personagens no programa Chapolin.

Com Bolaños também trabalharia no cinema em algumas ocasiões. Com os colegas de elenco de Chaves, ele atuou em En Chanfle (1979). Com a trupe do programa de televisão, também fez El Chanfle II (1982), Don Ratón y Don Ratero (1983), E Charrito - Um Heró Mexicano (1984), onde interpretava um irritado diretor de cinema.

Ramón Valdéz e Rubpen Aguirre no cinema

Com o fim das gravações do programa Chaves, ele passou a produzir e dirigir o programa Aqui Está La Chilindrina, protagonizado por Maria Antonieta de Las Nieves, conhecida no Brasil como Chiquinha. Mas apesar disto, Rubpen Aguirre criticou a atriz por brigar judicialmente com Roberto Gómez Bolaños pelos direitos autorais da personagem. Ele também fez críticas a ela e a Carlos Vilagrán, por continuarem eternamente a interpretar os personagens infantis, surgidos na década de 1970.

Aguirre e Bolanõs mantiveram uma grande amidade por toda a vida, e trabalharam juntos até 1995, no programa Chesperito.

Edgár Vivar, Rubén Aguirre e Roberto Gómez Bolaños em Chesperito

No cinema, ainda atuou em Sabor a Sangre (1980), Viva el Chubasco (1984), Esquadrón Sida (1987), Este Vampiro es Un Tiro (1991), El Chivo (1992), e estrelou las Aventuras de Fray Valentino (1992), que fez tanto sucesso que ganhou uma sequência, Fray Valentino II (1994) que foi seu último filme.

Rubén Aguirre em Las Aventuras de Fray Valentino

Além disto, o ator dedicava-se as apresentações em seu circo, fundando em 1970. Com seu circo, viajou por diversos países, inclusive o Brasil, onde havia ficado muito famoso devido as exibições de Chaves pelo SBT.

Com o passar dos anos, ele engordou muito, principalmente devido ao uso de medicação para o tratamento de sua perna. Sua saúde já estava bastante debilitada, e ficou ainda pior quando ele e sua esposa sofreram um grave acidente de carro, em 2007. A mulher de Aguirre precisou amputar as pernas, e ele passou a precisar usar uma cadeira de rodas para se locomover.

Os tratamentos médicos custaram muito caro, e obrigaram o ator a gastar boa parte de suas econômias. Cada vez mais debilitado, Rubpen Aguirre também começou a sofrer de depressão.

Em 17 de junho de 2016, dois dias depois de completar 82 anos de idade, Rubén Aguirre faleceu, devido a complicações de uma doença renal.



Hector Bollina VS Rogelio Guerra, as duas versões de Um Astro Cai na Vila (Episódios Semelhantes de Chaves)



Veja Também: Angelines Fernandéz no Cinema



Leia também:  Tinha que ser o Roberto Gómez Bolaños!

Leia também:  Por onde anda? Ana Lilian de La Macorra, a Paty, de Chaves

Leia também:  A Carreira Cinematográfica de Ramón Valdés

Leia também:  A verdadeira história de Angelines Fernández

Leia também: María Antonieta de Las Nieves, muito além da Chiquinha!
Leia também: Morre a atriz Olivia Leyva, a Glória, de Chaves
Leia também:  Morre o ator Abraham Stavans, aos 86 anos

Veja também: Imitações de Carmen Miranda no Cinema e TV

Veja também: Os Artistas que Morreram em 2022 - In Memoriam

Curta nossa página no Facebook

Se inscreva no nosso canal do Youtube

Siga também nosso Instagram

Siga também no Kwai


Postar um comentário

0 Comentários