Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Benedita Rodrigues, a cozinheira de Monteiro Lobato, tornou-se a primeira Tia Nastásia


Há mais de um século as aventuras da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo, criação de Monteiro Lobato, vêm encantando gerações. Narizinho, Pedrinho e a boneca de pano Emília entraram para o imaginário nacional, bem como o Tio Barnabé, a vovó Dona Benta e a Tia Nastácia, a quituteira de mão cheia, além de muitos outros personagens.

Os livros da turma do sítio ganharam diversas adaptações para a televisão, sendo a primeira delas, produzida pela TV Tupi, em 1952. O programa era adaptado pelo casal Júlio Gouveia e Tatiana Belinky, e Benedita Rodrigues foi a atriz quem primeiro viveu a Tia Nastásia.


Hervê Leblon, Lucia Lambertini e Benedita Rodrigues no Sítio do Pica-Pau Amarelo, na TV Tupi

Júlio Gouveia e Tatiana Belinky tinham uma companhia de teatro infantil, e foram responsáveis pelos primeiros programas dedicados a infâncias produzidos pela recém inaugurada TV Tupi. Em suas obras, fizeram diversas adaptações de livros clássicos, e tiveram a ideia de levar os livros de Monteiro Lobato para a televisão.

O casal era amigo pessoal do autor, e frequentavam a casa dele, onde constantemente eram convidados para jantar. E foi lá que conheceram Benedita Rodrigues, que na época era cozinheira na casa do escritor.

Infelizmente, existem poucas informações disponíveis a respeito da atriz. Mas sabe-se que ela nasceu em São Paulo, em 01 de fevereiro, porém o ano é desconhecido.

Benedita perdeu a mãe muito cedo, e foi morar na casa de D. Brazilia, futura sogra de Monteiro Lobato.

Benedita tinha aproximadamente a mesma idade de Maria Pureza da Natividade de Souza e Castro, a Purezinha, que viria a se casar com Lobato, em 1908. Benedita então foi trabalhar na casa de Purezinha, após o matrimônio.

Em 1951 o diretor Lívio Nanni dirigiu o filme O Saci (1951), primeira adaptação audiovisual inspirada nos livros do sítio. Nanni montou um elenco com atores amadores, e acabou chamando Benedita Rodrigues para viver a cozinheira Tia Nastásia.


Benedita Rodrigues em O Saci


Um ano após o filme, Júlio Gouveia e Tatiana Belinky levaram o Sítio do Pica-Pau Amarelo para a TV Tupi, e o programa permaneceu no ar até 1963, com Benedita permanecendo no elenco durante os 11 anos em que foi exibido.



Na época, não havia tecnologia para transmissão em rede, e cada cidade tinha a sua programação local. Benedita Rodrigues era a Tia Nastásia na Tupi de São Paulo, enquanto Zeni Pereira dava vida a personagem no Rio de Janeiro.

Na Tupi a atriz também participou de diversos teleteatros, a maioria deles acompanhando os espetáculos de Abadias do Nascimento e sua companhia, o Teatro Experimental do Negro (TEN). Ela também viveu Bá, a versão brasileira de Mammy, na novela ...E o Vento Levou (1956), produzida pela Tupi de São Paulo.

Benedita Rodrigues vivia o papel eternizado por Hattie McDaniel em 1939, que lhe valeu o Oscar de Melhor Atriz.




Benedita ainda viveria Tia Nastásia na adaptação de o Sítio do Pica-Pau Amarelo da TV Cultura, em 1964, e da TV Bandeirantes, entre 1967 e 1968. Ela também atuou na novela A Gata (1964), na TV Tupi, e nas novelas O Terceiro Pecado (1968) e As Professorinhas (1968), na TV Excelsior.

Depois, sem espaço na televisão, passou a trabalhar nos correios, até se aposentar. Benedita Rodrigues morreu em 1984.




Veja também: A História de Chica Lopes



Veja Também: Shazan, Xerife & Cia


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com


Postar um comentário

0 Comentários