Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onda Anda? A Atriz Analu Graci

Analu Graci e Eva Wilma

Na década de 1970 a atriz Analu Graci era uma das jovens estrelas da TV Tupi, tendo atuado em diversas produções de sucesso da emissora. No cinema brasileiro, trabalhou ao lado do lendário Mazzaropi.



Ana Lucilia Azevedo Graci nasceu em São Paulo, em 25 de novembro de 1949. Ela estreou como atriz após vencer um concurso promovido pela TV Bandeirantes, que queria revelar um novo talento para a novela Era Preciso Voltar (1969).


Edney Giovenazzi e Analu Graci em Era Preciso Voltar


No ano seguinte, foi para a TV Tupi, onde trabalharia a maior parte de sua carreira. Na Tupi, seu primeiro papel foi como a Lili em O Meu Pé de Laranja Lima (1970). Ambiciosa, sua personagem deixava a cidadezinha do interior para ir para a cidade grande, o que incomodou a censura federal da época.


Analu Graci e elenco no último capítulo de Meu Pé de Laranja Lima

Na Tupi ainda atuaria em A Gordinha (1970), Nossa Filha Gabriela (1971), Signo da Esperança (1972), A Revolta dos Anjos (1972), e Mulheres de Areia (1973), onde interpretou a Glorinha, irmã de Tonho da Lua.


Analu Graci e Fausto Rocha em Sob o Signo da Esperança


Analu Graci e Ivan Mesquita em Mulheres de Areia

Em 1974 ela fez um enorme sucesso como a Lenita, a irmã de Jô Penteado na novela A Barba Azul (1974), que foi a primeira novela das 19 horas transmitida em cores. Anos mais tarde, a trama seria refilmada pela Globo com o nome de A Gata Comeu (1985).

Junto com Jussara Freire (Gláucia) e Lia de Aguiar (Ester), Analu Graci interpretava um trio de megeras, as vilãs da trama. No remake de 1985 elas foram vividas por Bia Seidel, Anilza Leoni e Deborah Evelyn (como Lenita).


Analu Graci e Eva Wilma em A Barba Azul

Ana Graci, Lia de Aguiar e Jussara Freire em A Barba Azul


No cinema, Analu atuou nos filmes A Arte de Bem Amar (1970) e em Um Caipira em Bariloche (1973), onde interpretou a filha de Geny Prado e Mazzaropi.


Analu Graci e Geny Prado em Um Caipira em Bariloche

Mas apesar do sucesso na Tupi, Analu se afastou da carreira artística na década de 1970. Ela faria algumas participações no programa Caso Verdade na Rede Globo, durante a década de 1980 e após muitos anos afastada, aceitou um papel na novela Canavial de Paixões (2003), no SBT.


Analu Graci em Canavial de Paixões


Analu Graci atualmente vive em São Paulo.


Analu Graci atualmente (com Liza Vieira, sua colega de TV Tupi)


Bette Mendes, Cleyde Yaconis, Nathalia Timberg, Analu Graci, Maria Stela e Eva Wilma


Veja também: A História de Eva Wilma




Postar um comentário

0 Comentários