Andy Garcia completa 66 anos de idade


Belo e talentoso (com uma indicação ao Oscar), Andy Garcia conquistou seu lugar em Hollywood. Nascido em Cuba, ele conseguiu vencer o estereotipo do artista latino, e brilhou em diversos papéis ao longo de sua carreira).



Andrés Arturo García Menéndez nasceu em Havana, Cuba, em 12 de abril de 1956. Sua mãe era professora e seu pai advogado e dono de uma plantação de abacates. Eles eram uma família abastada, mas fugiram para à Flórida em 1961, após a Crise de Misseis de Cuba, quando Andy tinha 5 anos de idade.

Ele sonhava em ser jogador de beisebol, mas contraiu mononucleose e foi impedido de praticar esportes. Foi então que ele se interessou pela atuação. Ele então estudou com Jay W. Jensen, um famoso professor de teatro na Flórida, onde foi colega de classe de Mickey Rourke.

Andy Garcia estudou artes cênicas na universidade, e estreou na televisão em um pequeno papel em uma série chamada ¿Qué pasa, U.S.A.? (1978).


Andy Garcia em ¿Qué pasa, U.S.A.?


Ele fez aparições em séries de TV, e teve pequenos papéis em filmes como A Grande Jogada (Blue Skies Again, 1983), Guaguasi (1983), Uma Noite no Paraíso (A Night in Heaven, 1983), Rapaz Solitário (The Lonely Guy, 1984), Temporada Sangrenta (The Mean Season, 1985) e Morrer Mil Vezes (8 Million Ways to Die, 1986).


Kurt Russell e Andy Garcia em Temporada Sangrenta

Sua carreira teve um grande salto quando ele foi convidado pelo diretor Brian De Palma para atuar no drama criminal Os Intocáveis (The Untochables, 1987), filme que conta a história real do detetive Eliot Ness e sua perseguição ao gângster Al Capone. O filme recebeu quatro indicações ao Oscar.


Andy Garcia, Sean Connery, Kevin Costner e Charles Martin Smith em Os Intocáveis


O ator então conseguiu papéis melhores, atuando nos filmes O Preço do Desafio (Stand and Deliver, 1988), Roleta Americana (American Roulette, 1988), Dinheiro Sangrento (Clinton and Nadine, 1988), e Justiça Cega (Black Rain, 1989), que não agradou a crítica, mas fez muito sucesso de bilheteria.



Andy Garcia e Michael Douglas em Chuva Negra



O ator ainda fez Justiça Cega (Internal Affairs, 1990) e Assassinato Sob Duas Bandeiras (A Show of Force, 1990), antes de fazer um de seus papéis mais famosos, o Vincent Mancini, o filho ilegítimo de Sonny Corleone em O Poderoso Chefão III (The Godfather: Part III, 1990).

Dirigido por Francis Ford Coppola, o filme não fez tanto sucesso como as duas primeiras partes da trilogia, mas foi indicado a sete Oscars. Andy García também foi indicado ao Oscar (de Melhor Ator Coadjuvante), e também ao Globo de Ouro, na mesma categoria.



Al Pacino e Andy Garcia em O Poderoso Chefão III


Andy Garcia em O Poderoso Chefão III


Na década de 1990 ele foi bastante requisitado, atuando Voltar a Morrer (Dead Again, 1991), Jennifer 8 - A Próxima Vítima (Jennifer Eight, 1992), Herói Por Acidente (Hero, 1992), Coisas Para Se Fazer em Denver Quando Você Está Morto (Things to Do in Denver When You're Dead, 1995), Sombras da Lei (Night Falls on Manhattan, 1996) e Medidas Desesperadas (Desperate Measures, 1998).


Uma Thurman e Andy Garcia em  Jennifer 8 - A Próxima Vítima

Mas talvez seus papéis mais destacados da década sejam como o marido alcoólatra de Meg Ryan em Quando Um Homem Ama Uma Mulher (When a Man Loves a Woman, 1994), o poeta Garcia Lorca em O Desaparecimento de Garcia Lorca (The Disappearance of Garcia Lorca, 1996), o mafioso Lucky Luciano em Homens Perigosos (Hoodlum, 1997) e na comédia romântica Meu Adorável Sonhador (Just the Ticket, 1998), ao lado de Andie McDowell.


Andy Garcia e Meg Ryan no cartaz de Quando Um Homem Ama Uma Mulher


Laurence Fishburne e Andy Garcia em Homens Perigosos

O ator também fez alguns projetos que pouco fizeram por sua carreira, mas em 2000 estrelou o telefime (feito pela HBO) Por Amor ou País: A História de Arturo Sandoval (For Love or Country: The Arturo Sandoval Story, 2000), sobre a vida do trompetista cubano Arturo Sandoval. O filme marcou a estreia cinematográfica da cantora Gloria Stefan, com quem Andy Garcia trabalhou no vídeo clip da música I See Your Smile, em 1993.

Por seu desempenho Garcia foi indicado ao Emmy e ao Globo de Ouro.



Sua carreira ganhou um novo animo quando ele interpretou o dono do cassino em Las Vegas em Onze Homens e um Segredo (Ocean's Eleven, 2001), uma super produção estrelada por George Clooney, Brad Pitt, Matt Damon e Julia Roberts. O filme arrecadou mais de 450 milhões de dólares nas bilheterias, e rendeu duas sequências: Doze Homens e Outro Segredo (Ocean's Twelve, 2004) e Treze Homens e Um Novo Segredo (Ocean's Thirteen, 2007), que também contavam com Andy Garcia no elenco.


Andy Garcia em Onze Homens e um Segredo

Outros filmes que merecem destaque em sua carreira nesta época são Confissões de Um Sedutor (The Man From Elysian Fields, 2001), Nova York, Eu Te Amo (New York, I Love You, 2008), A Pantera Cor de Rosa 2 (The Pink Panther 2, 2009) e A Cidade Perdida (The Lost City, 2005), que ele também escreveu e dirigiu.



O ator também fez filmes com pouca projeção, e apareceu em algumas séries de televisão, inclusive atuando em Kurtlar Vadisi (2014), uma produção turca, que também contou com a atriz Sharon Stone.


Sharon Stone e Andy Garcia em Kurtlar Vadisi 

Garcia também fez alguns trabalhos de dublagem, como o Don Quixote no desenho Dora a Aventureira (Dora the Explorer) e o Eduardo na animação Rio 2 (Idem, 2014), dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha.




Em 2016 ele foi o prefeito no remake de Caça-Fantasmas (Ghostbusters, 2016), e no mesmo ano atuou em Max Steel (Idem, 2016).


Andy Garcia em Caça-Fantasmas


Em 2018 ele atuou em alguns projetos importantes, fazendo no mesmo ano Do Jeito Que Elas Querem (Book Club, 2018), Mama Mia! Lá Vamos Nós de Novo (Mamma Mia! Here We Go Again, 2018) e A Mula (The Mule, 2018), dirigido e estrelado por Clint Eastwood.


Diane Keaton e Andy Garcia em Do Jeito Que Elas Querem


Cher e Andy Garcia em Mama Mia! Lá Vamos Nós de Novo


Clint Eastwood e Andy Garcia em A Mula



Ainda em 2018 ele também interpretou Ricardo Montalbán em Meu Jantar com Hervé (My Dinner With Hervé, 2018), um filme baseado na trágica vida do ator Hervé Villechaize (o Tatoo de A Ilha da Fantasia).


Peter Dinklage e Andy Garcia em Meu Jantar com Hervé


No ano seguinte, atuou em dois episódios de Amor Moderno (Modern Love), e ainda fez os filmes Ana (Idem, 2020), Palavras nas Paredes do Banheiro (Words on Bathroon Walls, 2020), O Resgate: O Dia da Redenção (Redemtion Day, 2021) Duas Tias Loucas de Férias (Barb and Star Go to Vista Del Mar, 2021) e O Infiltrado (Wrath of Man, 2021).

Em 2021 ele também atuou na série Rebelde (Rebel, 2021).


Katey Sagal e Andy Garcia em Rebelde


O ator também está produzindo Hemingway & Fuentes, inspirado na vida do escritor Ernest Hemingway e do marinheiro Gregorio Fuentes, que será interpretado por Andy Garcia, que irá dirigir a obra que ele co-escreveu (junto com Hilary Hemingway, sobrinha do escritor). O filme ainda não tem data de estreia definida.

Sempre muito reservado, Andy Garcia é casado desde 1982 com Marivi Lorido, e tem quatro filhos, incluindo a atriz Dominik García-Lorido.


Andy Garcia e sua família


Andy Garcia, antes e depois

Andy Garcia atualmente


0 comentários:

Postar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil