Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Dr. Mae Jemison, a astronauta que virou atriz de Star Trek, e que foi ao espaço antes de William Shatner


No dia 13 de outubro de 2021 o ator William Shatner, que interpretou o o Capitão Kirk da série clássica Jornada das Estrelas (Star Trek) se tornou a pessoa mais velha a participar de uma missão espacial. Aos 90 anos de idade Shatner participou de uma missão turística na cápsula SpaceXpromovido pela empresa de Jeff Bezos.

Antes dele, outro astro de Jornada nas Estrelas "teve uma viagem espacial real", mas após a morte. Em 2020 as cinzas do ator James Doohan, o "Scooty" foram levadas em uma viajem espacial.

Porém o pioneirismo entre o elenco de Jornada nas Estrelas cabe a Dra. Mae Jemison, uma médica que serviu a bordo do Ônibus Espacial Endeavour. Ela foi selecionada pela NASA em 1987, e foi escolhida como uma das astronautas na missão STS-47, que ficou em órbita por oito dias em setembro de 1992. A Dra. Mae Jemison também foi a primeira mulher negra em uma missão espacial.





Mae Carol Jemison nasceu no Alabama em 17 de outubro de 1956. Filha de um supervisor de manutenção e de uma professora, Mae Jemison, quando criança, disse para mãe que um dia ela queria trabalhar no espaço que nem a Tenente Uhura, personagem interpretado por Nichelle Nicholls na série Jornada nas Estrelas, na década de 1960.


Nichelle Nichols, a Uhura de Jornada nas Estrelas

Sua professora de escola, entretanto, disse a menina, ao saber que ela queria ser cientista, que estudasse para ser enfermeira. Afinal, mulheres negras não participavam de missões espaciais. Aliás, durante sua infância, na década de 1960, a menina prodígio já se incomodava com o fato de não haver mulheres astronautas (a primeira americana em uma missão espacial foi Sally Ride em 1983, embora as soviéticas Valentina Tereshkova e Svetlana Saviskaya já tivessem viajado ao espaço anos antes).



Mae Jemison, quando cresceu, ficou em dúvida em cursar dança ou medicina, e acabou escolhendo a segunda opção, embora tivesse feito alguns trabalhos em espetáculos musicais quanto criança. Mae estudou medicina, e fez estágio em um campo de refugiados no Cambodja. E em 1983 serviu no Corpo de Paz na Libéria e Serra Leoa, praticando medicina voluntária.

Em 1983, sonhando em ser astronauta como Sally Ride começou a fazer pós graduação em engenharia química, e se inscreveu no programa da NASA em 1985, sendo aprovada para o treinamento em 1987.

Seu sonho de infância se concretizou em 1992, e ao retornar à Terra, Mae Jamison tornou-se uma celebridade, tanto pelo seu pioneirismo quando pela sua história de luta e perseverança.

Em Huston, na sala de controle, Nichelle Nichols saudou a agora astronauta Mae Jemison, desejando boa sorte em sua missão.


Nichelle Nichols na sede da NASA, em Huston

Mae Jemison, foi então convidada pelo ator LeVar Burton para participar de um episódio de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (Star Trek: The Next Generation), em 1993. Ela interpretou a Tenente Palmer, e Nichelle Nichols, que não atuava no programa, fez questão de cumprimentá-la pessoalmente nos set de filmagens.

Mae Jeminson tornou-se a primeira astronauta real a participar de Jornada nas Estrelas. Feito repetido somente em 2005, quando Terry Verts e Mike Finke também participariam do programa.


Nichelle Nichols e Mae Jeminson no set de Jornada nas Estrelas


Em 2011 ela voltou a atuar, aparecendo (como ela mesma) no filme No Gravity (2011), e também foi consultora técnica da série Marte (Mars), em 2018.

Após realizar seu sonho de ser astronauta, Mae Jemison tornou-se professora universitária, escreveu livros e deu palestras, e criou diversos programas destinados a crianças carentes que sonham em ser cientistas. Ela também acumulou diversos doutorados ao longo dos anos.

Persistente, também estudou dança, e montou sua própria escola. E em 2017 foi homenageada com um boneco Lego, ao lado de outras pioneiras espaciais.




Mae Jemison em Jornada nas Estrelas

Mae Jemison antes da missão espacial de 1992

Mae Jemison atualmente

Mae Jemison e Nichelle Nicholson atualmente


Postar um comentário

0 Comentários