Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Leonard Nimoy, o eterno Spock


Apesar de uma vasta carreira como ator, que inclui mais de 130 créditos, Leonard Nimoy será sempre eternizado por interpretar o Spock na série clássica Jornada nas Estrelas (Star Trek) e seus derivados. 

Conheça mais sobre Nimoy, ator, diretor, fotógrafo, escritor, cantor e compositor.


Leonard Simon Nimoy nasceu em Boston, em 26 de março de 1931. Seus pais eram imigrantes judeus, que fugiram da Ucrânia. Seu pai cruzou a fronteira sozinho, e sua mãe conseguiu fugir escondida em uma carroça de feno, que a levou para a União Soviética. Eles se reencontraram quando se exilaram nos Estados Unidos.

De família pobre, Nimoy começou a trabalhar ainda criança. Ele foi vendedor de jornais, engraxate, e trabalhou instalando cadeiras de cinema. Quando ficou mais velho, passou a vender aspirador de pó de porta em porta.


Apesar da resistência dos seus pais, ele também começou a atuar no teatro infantil do bairro aos oito anos de idade. Seus pais queriam que ele fizesse uma faculdade, ou fosse tocador de acordeão, como seu avó. Mas ele insistiu na atuação. O menino também era um bom cantor, destacando-se no coral da sinagoga local.

Aos 20 anos ele se mudou para Los Angeles, para tentar a carreira no cinema. Para se manter, dava aulas de teatro. Em 1951 ele estreou no cinema, fazendo um pequeno papel em Rainha Por Um Dia (Queen for a Day, 1951).

Leonard Nimoy em Rainha Por Um Dia

Ele ainda fez pequenos papéis em Um Gato em Minha Vida (Rhubarb, 1951) e em Francis na Academia (Francis Goes to West Point, 1952) e estrelou Kid Monk Baroni (1952), um filme sobre delinquência juvenil, feito em um estúdio menor.

Leonard Nimoy (ao centro) em Kid Monky Baroni

Antecipando a fama como um semi-alienígena, interpretou Narab, um invasor marciano em Zumbis da Estratosfera (Zombies of the Stratosphere, 1952). Também interpretou um índio em Flecha Ligeira (Old Overland Trail, 1953). Também fez diversos papéis em séries de televisão.

Zumbis da Estratosfera


Leonard Nimoy em Bonanza


Em 1964 ele fez o papel de Spock no piloto rejeitado de Jornada nas Estrelas (Star Trek), com Jeffrey Hunter no papel de Capitão Pike.


Jeffrey Hunter e Leonard Nimoy


Em 1966 a NBC resolveu produzir a série, desta vez com William Shatner como Kirk, e Nimoy como Sr. Spock. Jornada nas Estrelas (Star Trek), foi produzida entre 1964 e 1966. Somente anos mais tarde ela se tornaria uma produção cultuada em todo o mundo. Pela série, Nimoy foi indicado a três prêmios Emmy, mas não venceu nenhum.


Elenco de Jornada nas Estrelas


O vulcano fez de Nimoy famoso, e a revista TV Guide considerou Spock como um dos 50 maiores personagens da televisão.


Após a série, ele ingressou no elenco de Missão Impossível (Mission: Impossible), permanecendo na série de 1969 a 1971.

Missão Impossível

Em 1973 ele retornou ao papel de Spock, dublando a animação Jornada nas Estrelas: A Série Animada (Star Trek, 1973-1975). Quando Jornada nas Estrelas começou a ser reprisada na televisão mundial, ela passou a ser cultuada pelos fãs, tornando-se um dos maiores fenômenos da história da televisão. 


E após a série ser redescoberta, o elenco original se reuniu para estrelar Jornada nas Estrelas: O Filme (Star Trek: The Motion Picture, 1979), que fez muito sucesso.


Nimoy retomaria o personagem em diversos outros filmes derivados da série, Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan (Star trek II: The Warth of Khan, 1982), Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock (Star Trek III: The Search for Spock, 1984), Jornada nas Estrelas IV: A Volta Para Casa (Star Trek IV, The Voyage Home, 1986), Jornada nas Estrelas V: A Última Fronteira (Star Trek V: The Final Frontier, 1989) e Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida (Star Trek VI: The Undiscovered Country, 1991), além de atuar em outros derivados de Jornada nas Estrelas.

O personagem marcou tanto sua carreira, que o ator escreveu duas autobiografias, a primeira chamada Eu Não Sou Spock (1975) e a segunda Eu Sou Spock (1995).

No cinema ainda atuou em filmes como Catlow (1971) e Invasores de Corpos (Invasion of the Body Snatchers, 1978) e fez muitos telefilmes e participações especiais. Em 1982 atuou no telefilme Golda (A Woman Called Golda, 1982), onde interpretava o marido de Golda Meier (papel de Ingrid Bergman). Por sua atuação, recebeu mais uma indicação ao Emmy.

Ingrid Bergman e Leonard Nimoy

Também dublou animações como Atlantis: O Reino Perdido (Atlantis: The Lost Empire, 2001), e desenhos como Os Simpsons e Futurama, onde interpretava a si mesmo.

Como dublador, também atuou em filmes como Transformers: O Lado Oculto da Lua (Transformers: Dark of the Moon, 2011).

Leonard Nimoy em Os Simpsons

Em 2009 retornou a saga Star Trek (2009). Também atuou em Além da Escuridão: Star Trek (Star Trek Into Darkness, 2013), que foi seu último papel no cinema.


Entre 2009 e 2012 fez um papel regular na série Fronteiras (Fringe). Seus últimos trabalhos como ator foram uma participação em The Big Bang Theory e dublando um episódio de Family Guy.


Em 27 de fevereiro de 2015 Leonard Nimoy faleceu de problemas pulmonares, aos 83 anos de idade.

Leonad Nimoy e Carrie Fisher


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

0 Comentários