Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Galeria - Gloria Swanson na demolição do Roxy Theater, A Catedral do Cinema Mudo


Em 1960 o luxuoso cinema Roxy Theater (localizado em Nova York), foi demolido. Chamado de "A Catedral do Cinema Mudo", o local possuía mais de seis mil lugares.



Inaugurado em março de 1927, o primeiro filme exibido pelo Roxy foi O Amor de Sunya (The Love of Sunya, 1927), produzido e estrelado por Gloria Swanson.




Foi o produtor Herbert Lubin que idealizou o projeto, para ser a mais luxuosa sala de cinema da época. O empresário Samuel L. Rothafel, também conhecido pelo apelido "Roxy", foi quem financiou a obra.

Mas com a quebra da bolsa de valores Samuel "Roxy" vendeu o prédio para a Warner. Mais tarde passou pelas mãos da Fox, e por fim para os administradores do Rockfeller Center. Além de filmes (a primeira produção em Cinemascope também estreou lá), os palcos do Roxy receberam orquestras, peças, balés (incluindo apresentações de Leonid Massine) e até uma pista de patinação de gelo, onde se apresentou Sonja Heine. Também tinha sua própria orquestra e um corpo de bailarinas.

Entre os orgulhos do prédio também estavam ostentar o maior tapete do mundo.





A bilheteria do Roxy

Mas aos poucos o prédio entrou em decadência. Em 1960 ele foi demolido, e hoje no local existe uma rede de lanchonetes. A revista Life resolveu fazer um ensaio sobre o fim do glorioso cinema, e chamou Gloria Swanson, sua primeira estrela, para participar do ensaio.

Pronta para o clouse up do diretor, Gloria despediu-se do cinema, quase reencarnando a diva decadente Norma Desmond, sua personagem em Crepúsculo dos Deuses (Sunstet Blvd., 1950). Duas glórias do cinema mudo estavam ficando para trás...






As ruínas da Catedral do Cinema Mudo também apareceram nos créditos iniciais do filme  Amor, Sublime Amor (West Side Story, 1961), sendo um dos locais onde o grupo dos Jets dançam o balé de abertura.

As ruínas do Roxy em Amor, Sublime Amor

Prédio construído no local do antigo Roxy Theater


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram


Postar um comentário

1 Comentários