Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

O dia em que Bette Davis pediu emprego em um jornal




Em 21 de setembro de 1962 a veterana Bette Davis colocou um anuncio no The Hollywood Reporter, uma publicação destinada a indústria cinematográfica, pedindo emprego na sessão de classificados.

O anúncio dizia "Mãe de três - 10, 11 & 15 - Divorciada. Americana. Trinta anos de experiência como atriz no cinema. Mais afável do que dizem os rumores. Quer um emprego estável em Hollywood. (...)".

Na época com 54 anos de idade, Bette estava no cinema desde 1931, Bette já havia atuado em 80 filmes, e tinha ganho dois Oscars: por Perigosa (Dangerous, 1935) e Jezebel (Idem, 1938).

Mas desde A Rainha Tirana (The Virgin Queen, 1955) começava a ver os convites no cinema desaparecerem, e desde 1957 basicamente estava fazendo apenas participações em séries de televisão, como O Homem de Virginia (The Virginian) e Caravana (Wagon Train).


Bette Davis em O Homem de Virginia

O anúncio virou o assunto nas rodas de fofocas de Hollywood, que diziam que a atriz estava acabada e ultrapassada, e que este anúncio era uma forma desesperada de retornar ao cinema. Há uma lenda que diz que foi após ver este anúncio que o diretor Robert Aldrich escalou Davis para co-estrelar (com Joan Crawford) O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (What Ever Happened to Baby Jane, 1962).




Mas a verdade é que Bette já havia gravado este filme quando publicou o anúncio, e a première O Que Terá Acontecido a Baby Jane? ocorreu em 16 de outubro de 1962, menos de um mês depois que o anúncio foi publicado.


Bette Davis e Joan Crawford em O Que Terá Acontecido a Baby Jane?

Para muitos também o anúncio foi na verdade um golpe publicitário para promover o filme, cujo enredo mostrava uma antiga estrela decante. Mas para muitos biógrafos isto era apenas o famoso sarcasmo da atriz sendo usado para protestar contra os grandes chefões dos estúdios, que priorizavam a juventude e a beleza da atriz ao invés do talento.

Como dizia Bette Davis em uma de suas famosas frases: "Envelhecer não é para mocinhas!". 

O Que Terá Acontecido a Baby Jane? rendeu a atriz a última das suas 11 indicações ao Oscar. E o protesto da atriz surtiu resultado, já que ela continuou atuando no cinema até falecer. Inclusive Bette Davis morreu antes de terminar as filmagens de A Madrasta (Wicked Stepmother, 1989), cujo roteiro teve que ser reescrito para aproveitar as imagens deixadas pela veterana, que faleceu em 06 de outubro de 1989, aos 81 anos.




Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

0 Comentários