Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Atriz Betty Rowland, a rainha do burlesco, morre aos 106 anos de idade


Familiares da atriz e dançarina de burlesco Betty Rowland anunciaram no Instagram que a veterana faleceu em abril, aos 106 anos de idade. A data e a causa da morte não foram reveladas.




Muito antes de Bettie Page se tornar a rainha do burlesco (e do strip tease), outras dançarinas exóticas já brilhavam nos palcos dos teatros e casas de espetáculos, e Betty Rowland era uma delas.

Betty Jane Rowland nasceu em Columbus, Ohio, em 23 de janeiro de 1916. Seu pai era um contador bem sucedido, mas que perdeu tudo na quebra da Bolsa de Valores, em 1929.

Para ajudar nas contas da casa, Betty e suas irmãs Dian e Roz Elle começaram a trabalhar no vaudeville, primeiro como acrobatas mirins, depois tornaram-se dançarinas, antes de fazerem a transição para o burlesco. Ida, a mãe das meninas, já havia trabalhado alguns anos no vaudeville.


Rose Zell e Betty Rowland, no vaudeville

No Burlesco, Dian Rowland foi a primeira a fazer sucesso. A loura era chamada de "a favorita da sociedade", pois seus shows no Teatro Eltinge (pertencente a Julian Eltinge, "O Homem Atriz") atraiam a elite de Nova York. Mas com uma saúde frágil desde a infância, quando contraiu escarlatina, Dian morreu em 1944, com apenas 29 anos de idade, devido a uma insuficiência respiratória.

Dian Rowland

Roz Elle, nascida em 1917, era estrela da casa Paradise. Ela foi apelidada de Goldie, pois em seu número dançava nua, com o corpo todo pintado de dourado, muito antes de Shirley Eaton em 007 Contra Goldfinger (Goldifinger, 1964).

Ros Zell

Ros, ou Rose, como também era creditada, fez tanto sucesso que foi contratada para fazer um show em Londres, e este era apresentado pelo ator Danny Kaye. Em 1937, em Londres, ela conheceu Edouard-Jean Empain. Um jovem playboy, herdeiro do Barão Empain, um belga responsável por construir os primeiros quilômetros do metrô de Paris.

Ros largou os palcos e se tornou uma baronesa europeia. Mas no começou da Segunda Guerra Mundial Edouard, que era judeu, foi mandando para um campo de concentração. Ros podia deixar à Europa, mas seu filho, cidadão belga, não. Então ela ficou na Bélgica ocupada, sem notícias do marido até o fim do conflito.

Sala da casa da baronesa Ross Elle

Edouard morreu em 1946, e Rose voltou para os Estados Unidos. Em 1978 seu filho foi sequestrado, e no cativeiro teve um dedo cortado, que foi enviado para sua mãe. Ele foi solto pelos sequestradores, mas Ros Elle ficou abalada pelo resto da vida. Em 1997 ela cometeu suicídio, se jogando da janela de seu apartamento, em Nova York.

Betty Rowland foi das irmãs a que teve uma carreira mais longa. Ela era a estrela da casa Minsky, e seus cabelos ruivos flamejantes e seu modo de dançar, muito rápido, lhe valeu o apelido de "Bola de Fogo".




Betty Rowland estreou no cinema dançando em Vamos Compor Música (Let's Make Music, 1941). Mas sua carreira cinematográfica foi gravemente afetada quando Betty processou o produtor Samuel Goldwyn após ele realizar o filme Bola de Fogo (Ball of Fire, 1941).

Bola de Fogo, além de usar seu apelido no título, apresentava Barbara Stanwick, com uma peruca ruiva, interpretando uma dançarina de burlesco. Até os figurinos da atriz eram muito semelhantes aos usados por Betty Rowland nos palcos.



Betty perdeu o processo, e só voltaria ao cinema em International Burlesque (1950), um filme independente, que era basicamente um espetáculo de teatros de revista filmado.


Betty Rowland voltaria ao cinema na Itália, em Spavaldi e Innamorati (1959), estrelado pelo jovem Terence Hill, antes de ficar famoso como Trinity. Ela ainda atuaria em Amor e Beijos (Love & Kisses, 1965), estrelado pelo astro adolescente Ricky Nelson e no western Gatilho da Violência (A Time for Dying, 1969). A partir do ano de 2012, também apareceu em diversos documentários sobre vaudeville e burlesco.

Após parar de se apresentar, na década de 1960, Betty Rowland administrou vários bares e casas noturnas e trabalhou como recepcionista no restaurante francês Anisette, em Santa Mônica. Aposentada, ela vive em uma casa de repouso, na Califórnia.

Betty Rowland foi casada com o ator Gus Schilling, mas não teve filhos.

Para ver alguns números de Betty Rowland, clique aqui, aqui ou aqui.




Veja Também: Lia Torá, a Primeira Brasileira em Hollywood



Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

0 Comentários