Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morreu Leila Parisi, a estrela de Sai da Frente, primeiro filme de Mazzaropi


Passou em branco a morte da atriz e vedete italiana Leila Parisi, que é mais lembrada por ter interpretado a bela circense Dalila na comédia Sai da Frente (1952), o primeiro filme estrelado pelo comediante Amácio Mazzaropi

Sem repercussão midiática, Leila Parisi nos deixou em 17 de julho de 2020, aos 90 anos de idade. A informação nos foi fornecida pelo amigo e pesquisador Ygor Kassab

Leila Parisi e Mazzaropi em Sai da Frente

Leila Parisi nasceu em Roma, em 1930. Junto com a irmã gêmea, Rosa Parisi, começou a carreira aos 14 anos de idade, ainda na Itália, cantando em companhias de operetas. elas ganharam destaque em seu país após ingressarem na companhia da vedete italiana Wanda Osiris.

As belas gêmeas, uma loira (Leila) e a outra morena (Rosa), ficaram conhecidas como "As Irmãs Parisi", em em 1950 foram contratadas por Carlos Machado para uma temporada de três meses no Brasil.




Após atuarem no espetáculo Burlesque, de Carlos Machado, as belas irmãs Parisi acabaram ficando por aqui, emendando um trabalho no outro. Após trabalharem com Machado, Chianca de Garcia as convidou para atuarem na revista Mulheres de Fogo (1950), estrelada pela portuguesa Beatriz Costa e a Salomé Parísio. E apesar da similaridade com os sobrenomes, elas não tem nenhuma relação com a vedete brasileira Salomé, que curiosamente chegou a cantar com as irmãs, sendo chamadas de "as irmãs Parísio".

Rosa e Leila Parisi ainda atuariam nas revistas Sapato de Pobre é Tamanco (1950), Tá na Cara (1950), Cuba Libre (1951) e Burlesque em Monte Carlo (1952). Também fizeram shows em diversas boates no Rio de Janeiro e São Paulo.

Leila Parisi foi a única das irmãs a atuar no cinema, tendo feito pequenas pontas em Suzana e o Presidente (1950) e Tico Tico no Fubá (1952), antes de estrelar o clássico de Mazzaropi Sai da Frente (1952), onde seu forte sotaque italiano é claramente percebido. Leila Parisi lembrava que não havia gostado de ter feito filmes, por não ter podido trabalhar ao lado da irmã.

Sai da Frente foi produzido nos lendários estúdios da Vera Cruz.

Leila Parisi e Mazzaropi em Sai da Frente

Ruth de Souza, Rosa Parisi, Leila Parisi, Cacilda Becker, Marisa Prado e Tônia Carrero

Em 1953 as irmãs ainda participaram da revista Aí Vêm a Cobra Grande (1953), onde trabalharam com Luz del Fuego e Salomé Parísio (novamente), e Rosa foi eleita "Rainha do Carnaval Paulista", ainda em 1953. Leila ficou com o título de segunda princesa, no mesmo pleito.

Rosa Parisi, Rainha do Carnaval

O último trabalho artístico das irmãs Parisi foi cantando no programa Sonho e Fantasia, em comemoração ao aniversário de um ano da TV Paulista, também em 1953.

Ainda no mesmo ano a dupla se desfez quando Leila se casou com Francisco Parente, que por anos foi diretor do Colégio Dante Alighieri. O casal também possuía um restaurante em São Paulo, e juntos tiveram cinco filhos.

Leila Parisi ficou viúva em 1985.

Leila Parisi e Francisco Parente

Leila Parisi em 2011

Algumas fontes na internet indicavam, erroneamente que a atriz havia falecido em 2001. Porém, Leila Parisi morreu em julho de 2020. Sua irmã, Rosa Parisi, partiu um pouco antes, em 02 de outubro de 2019.
O pesquisador Ygor Kassab e Leila Parisi, em 2019




Postar um comentário

3 Comentários

  1. Excelente Matéria.Uma das grandes atrizes de nossa cultura cinematográfica.Mazzaroppi é o nosso chaplin brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Uma grande atriz,,, fiquei fascinado quando à vi (aqueles olhos)pela primeira vez, cantando aquela música do elefante (Sai da Frente)

    ResponderExcluir
  3. Uma correção: Esta foto onde estão as atrizes da VERA CRUZ, não é Rosa Parisi que está ao lado da Ruth de Souza, e sim a atriz SOLANGE RIVERA que fez a noiva fugida no fime Sai da Frente do Mazzaropi.
    Fonte: Livro Vera Cruz - Imagens e História do Cinema Brasileiro - 2005

    ResponderExcluir