Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre a apresentadora Xênia Bier, aos 85 anos de idade

Morreu no dia 24 de agosto a apresentadora Xênia Bier, pioneira dos programas femininos na televisão. A morte foi divulgada por sua filha, que não revelou a causa do óbito.


A apresentadora Xênia Bier se tornou um marco na televisão brasileira ao comandar o programa “Xênia e Você”, a partir de 1968, nas tardes da TV Bandeirantes.

Com uma carreira iniciada como garota-propaganda na TV Cultura, no final dos anos 1950, Xênia Bier inovou o que era concebido até então como programa feminino ma televisão brasileira. Ao invés de apresentar moda, artesanato ou ensinar novas receitas, a irreverente, sagaz e muito inteligente Xênia preferia discutir temas até então tabus na nossa telinha como psicanálise, a saúde da mulher ou problemas com a educação nacional.

Ela já havia se destacado na TV Cultura ao lado dos também polêmicos Ney Gonçalves Dias e Jacinto Figueira Junior, antes de chegar às tardes da Bandeirantes com um programa de entrevistas que ia ao ar às 16h e que, em um primeiro momento, deixou perplexas algumas donas de casa e até a Censura Federal, mas que aos poucos foi conquistando o público feminino.

Xênia não tinha papas na língua e discutia e levantava polêmicas ao lado de profissionais como o psicanalista José Ângelo Gaiarsa, o filósofo Humberto Rohden ou o astrólogo científico Antonio Facciollo Neto. Mas era capaz também de ficar longos minutos no ar sozinha, dialogando com as suas telespectadoras como uma espécie de consultora feminina.

O sucesso de “Xênia e Você” foi tão grande que o programa ficou quase dez anos no ar, sempre nas tardes da TV Bandeirantes e transformou a apresentadora em uma das campeãs em recebimento de cartas da nossa TV nos anos 1970. Ela voltaria ao ar em 1980 para fazer parte da equipe do vitorioso “TV Mulher” na TV Globo.

Na TV Cultura, também trabalhou como atriz, atuando nas novelas Escravas do Silêncio (1965), As Professorinhas (1965) e O Moço Loiro (1965).


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube


Postar um comentário

0 Comentários