O ator John Saxon morreu no domingo, dia 25, aos 84 anos de idade. Segundo sua esposa, Glória, Saxon foi vítima de uma pneumonia. Com mais de 200 créditos em sua carreira, Saxon teve diversas fases artísticas, de galã das adolescentes na década de 50 a astro de filmes de terror como A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street, 1984).
Seu nome verdadeiro era Carmine Orrico, e o ator nasceu em 05 de agosto de 1936, no Brooklyn, Nova York. Saxon estudou atuação com a lendária Stella Adler e começou a atuar no cinema no início da década de 50, como figurante em filmes como Demônio de Mulher (It Should Happen to You, 1954) e Nasce uma Estrela (A Star is Born, 1954).
O polêmico agente Henry Wilson, que era famoso por descobrir meninos bonitos e transformá-los em astros, com métodos pouco convencionais (entre seus clientes estão Tab Hunter e Rock Hudson), viu Saxon numa capa de revista e o procurou para agenciá-lo. Saxon, então com 17 anos de idade, teve permissão dos pais para assinar o contrato.
Wilson conseguiu para o rapaz um contrato com a Universal.
Seu primeiro papel de destaque foi no filme Running Wild (1955), ao lado de Mamie Van Doren. Ele se destacou como ator como o adolescente obcecado por uma mulher mais velha (Esther Williams) em Na Voragem de uma Paixão (The Ungarded Moment, 1955), e passou a receber centenas de cartas semanais de fãs.
John Saxon e Esther Williams
Após o sucesso de Curvas e Requebros (Rock, Pretty Baby!, 1956), ele tornou-se um dos astros favoritos das adolescentes, e protagonizou a sequência Estação do Amor (Summer Love, 1957). Depois, atuou em Tudo Pelo Teu Amor (This Happy Feelling, 1958), que lhe rendeu um Globo de Ouro de Ator Revelação.
Em seguida fez par romântico com a estrela teen Sandra Dee em Brotinho Indócil (The Reluctant Debutante, 1958). A dupla fária outros filmes juntos, repetindo o sucesso entre o público juvenil.
John Saxon e Sandra Dee
Embora tenha ganhou outro Globo de Ouro (de ator Coadjuvante) por Sangue em Sonora (The Appaloosa, 1966), sua popularidade começou a diminuir na década de 60, e ele passou a atuar em filmes menores, e em muitas produções feitas para a televisão. No final da década, foi para à Itália, onde atuou em diversos filmes do gênero western spaghetti, como Vou, Vejo e Disparo (I Tre Che Sconvolsero il West, 1968).
Lutador de judô desde a adolescência, também atuou em Operação Dragão (Enter the Dragon, 1973), ao lado de Bruce Lee.
Após muitos trabalhos pouco expressivos, ganhou notoriedade novamente atuando no terror A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street, 1984), onde interpretou o Tenente Thompson. Ele retomaria o papel em outros filmes da saga.
Nos últimos anos atuou em produções independentes e em séries de TV como CSI.
John Saxon em CSI
Leia também: O homem que inventou o Rock Hudson: os meninos bonitos e os negócios sujos de Henry Willson
Leia também: Morre o ator Tab Hunter, aos 86 anos
Leia também: O controverso Ty Hardin
Leia também: Sharon Tate: a estrela interrompida
Leia também: Patrick Swayze, ator, cantor, dançarino
5 Comentários
O reconheci em algumas fotos de filmes que assisti,. particularmente eu achava ele parecido com Adam West, o Batman!!!
ResponderExcluirNunca tinha reparado, mas parece mesmo.
Excluirme lembro dele nO FILME OPERAÇÃO DRAGÃO. Ele atuou como convidado em algumas series nos anos 70.
ResponderExcluirEnvelhecer é uma droga...
ResponderExcluirmorre um grande ator, onde teve participacao no filme com Bruce Lee, so saudades.
ResponderExcluir