Morre a Miss Brasil Marta Rocha


A primeira Miss Brasil, Martha Rocha, morreu no sábado (4), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, aos 87 anos. O corpo da baiana nascida em Salvador foi enterrado neste domingo (5), no Cemitério no Santíssimo Sacramento, segundo confirmou um dos três filhos, Álvaro Piano.
A causa da morte, segundo o filho, foi insuficiência respiratória seguida de infarto.

Maria Martha Hacker Rocha foi eleita a primeira Miss Brasil em junho de 1954, em um concurso no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, Região Serrana do RJ. Na época, Martha dizia ter 18 anos, mas o filho confirmou à TV Globo que, na verdade, ela tinha 21 e queria parecer mais nova.


Lenda das 'duas polegadas'

No concurso de Miss Universo, no mesmo ano, ficou em segundo lugar, atrás da norte-americana Miriam Stevenson. Na época, o que se disse foi que ela só perdeu o título por "duas polegadas" na largura do quadril, fato que ela mesmo nunca confirmou.
"Não foi por duas polegadas, não... Mas vamos deixar como se fosse", disse em uma entrevista.
Outra história que justificaria a perda para americana é a de que, no ano em que Martha Rocha participou, havia uma espécie de "compensação" a ser feita, favorecendo a candidata que representasse os Estados Unidos na ocasião.

Martha Rocha chegou a receber convites para atuar em Hollywood, mas os projetos nunca se concretizaram.

Jeff Chandler, Martha Rocha e Tony Curtis

 Em compensação, de volta ao Brasil, gravou marchinhas de carnaval e chegou a ser homenageada com uma torta que leva seu nome.


Em 1995, teria perdido todo seu dinheiro para o cunhado. Em 2019, ela postou em uma rede social: "Em 1995, com a fuga de Jorge Piano com todo o meu dinheiro, superei meus problemas com suporte de meus dois filhos, duas amigas e o meu trabalho honrado, vendendo os quadros pintados por mim, e ganhando cachê para divulgar o concurso Miss Brasil."
Também pelas redes sociais, Martha disse que, por questões financeiras, estava vivendo num lar de idosos em Volta Redonda, no Sul Fluminense.



Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

1 comentário:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil