Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Relembrando Don Marshall, o eterno Dan Erickson, de Terra de Gigantes


Junto com Nichelle Nichols (de Jornada nas Estrelas) e Greg Morris (Missão Impossível), Don Marshall rompeu paradigmas, preconceitos e esterótipos ao ter um papel de destaque no horário nobre da televisão, na cultuada série Terra de Gigantes.


Donald James Marshall nasceu em 02 de maio de 1936, em San Diego, na Califórnia. Marshall estudava engenharia na universidade, mas foi aconselhado por um amigo a tentar a carreira de ator.

Ele matriculou-se no curso de interpretação do ator Robert Gist, e na escola de artes cênicas de Los Angeles, antes de trabalhar, brevemente, no teatro. Sua estréia no cinema foi em um papel não creditado em Viver, Amar, Sofrer (The Interns, 1962). Após alguns trabalhos na televisão, veículo onde se destacaria, fez outro pequeno papel no filme Condenado Por Vingança (Shock Treatment, 1964), estrelado por Carol Lynley, Stuart Whitman e Lauren Bacall.

No mesmo ano ele atuou ao lado de Nichelle Nichols em um episódio do programa CBS Repertoire Workshop. Eles interpretavam pais que preparavam seus filhos para o primeiro dia em uma escola integrada no sul dos Estados Unidos, em tempos de lutas por direitos civis e o fim da segregação racial. Ainda em 64, Marshall e Nichols atuaram juntos em um episódio da série O Tenente (The Lietenant), criada por Gene Roddenberry.

Don Marshall e Nichelle Nichols

Ele ainda apareceu em episódios de séries como Ben Cassey, Missão Impossível e Daktari. E em 1967 Gene Roddenberry o convidou para atuar em um episódio de Jornada nas Estrelas (Star Trek).

Don Marshall em Jornada nas Estrelas

Em 1968 ele interpretou Ted Newmann, que fazia par romântico com Diahann Carroll na série Julia. Ele e Diahann chegaram a ter um relacionamento na vida real. E mesmo estando no elenco fixo de Terra de Gigantes, ele retornou a Julia em alguns episódios, até 1970.

Também em 1968, após atuar no programa Premiere, conheceu o lendário Irwin Allen, que o convidou para fazer parte do time de astros de Terra de Gigantes  (Land of Giants, 1968-1970).



Don Marshall tornou-se o primeiro ator negro com um personagem fixo em uma série de televisão de ficção científica. O ator que fazia suas cenas de ação, graças ao porte atlético adquirido na Universidade, onde praticou futebol, salto com vara e atletismo. Em um dos episódio, ele chegou a descolar o ombro, e apareceu nos episódios seguintes com o braço imobilizado em uma tipoia.

Don Marshall e Gary Conway, em Terra de Gigantes

Apesar do enorme sucesso da série, ela só durou dois anos. O alto custo da produção (principalmente na confecção de objetos gigantes) fez com que a ABC encerrasse a produção. Mesmo com curta duração, Terra de Gigantes é um dos programas de televisão mais cultuados pelos fãs.

Seu primeiro trabalho após o cancelamento de Terra de Gigantes foi em uma participação na série A Feiticeira (Bewitched), que também abordava o racismo e discriminação racial.

Don Marshall em A Feiticeira

Em 1972 ele atuou no filme O Monstro de Duas Cabeças (The Thing With Two Heads, 1972), onde interpretou um médico transplanta a cabeça de um homem rico e racista para o corpo de um homem negro, que estava no corredor da morte. Ray Milland e Rosey Grier interpretavam os pacientes da experiência.

E em 1974 integrou o elenco de Aconteceu Num Sábado (Uptown Saturday Night, 1974), dirigido pelo ator Sidney Poitier.

Don Marshall, Ray Milland e Rosey Grier 

Mas a carreira do ator começava a decair. Ele participou de séries como O Incrível Hulk e A Mulher Biônica, na década de 70, e no começo dos anos 80 orgulhava-se de ter participado da série Os Pioneiros.


Don Marshall e Michael Landon, em Os Pioneiros


Após 1984, afastou-se da carreira de ator, retornando apenas em 1992, no filme Unidas Pela Vingança (Higway Heartbreaker, 1992), seu último trabalho como ator.


Após a aposentadoria em frente as câmeras, montou uma produtora, que fazia comerciais para a televisão. Nos últimos anos, passou a frequentar convenções dedicadas aos fãs de Terra de Gigantes e Jornadas nas Estrelas.



Marshall foi casado uma única vez, e teve um casal de filhos.

Em 30 de outubro de 2016 Don Marshall faleceu, de causas naturais, aos 80 anos de idade.



Veja o Antes e o Depois
do elenco de Terra de Gigantes



Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

1 Comentários