Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Elana Eden, a estrela de A História de Ruth



No final da década de 50 e começo dos anos 60, filmes épicos, com inspirações bíblicas, inspiraram superproduções em Hollywood, e A História de Ruth (The History Of Ruth, 1960), foi um deles.

Ruth, quando criança foi vendida a um grupo pagão, e idolatrada como sacerdotisa. Ao crescer, se apaixona pelo hebreu Mahlon, e acabada tocada por sua crença.

A novata atriz israelense Alana Eden, interpretava Ruth.


Elana Lani Cooper nasceu em Bat Yam, Israel, em 01 de maio de 1940.

Elana havia servido ao exército em seu país natal, e já era uma estrela no teatro israelense, quando foi para Hollywood, para fazer teste para o papel de Anne Frank em O Diário de Anne Frank (Anne Frank's Diary, 1959), mas apesar de ficar entre as finalistas, perdeu o papel para Millie Perkins.

Mas a Fox, estúdio do filme, se interessou pela atriz, e lhe ofereceu o papel principal em A História de Ruth, sua estréia cinematográfica. O estúdio mudou seu nome para Eden, por acreditar que este sobrenome soava mais hebraico e bíblico.


Arthur E. Arling, o diretor de fotografia do filme disse que ela era "o mais fotogênico rosto que já havia fotografado".

Curiosamente, Stuart Whitman, Tom Tyron e Jeff Morrow interpretavam judeus no filme, apesar de praticarem outras religiões. Já a personagem Elana, que era judia na vida real, tinha outra fé.


A Fox queria provê-la a estrela, mas ela só desejava ajudar a mãe financeiramente. Certa vez declarou  em uma entrevista "Eu não estou interessada em visons ou minks de Hollywood. Eu sou atriz, mas antes de tudo, sou um ser humano, e ando com os pés nas terra".

E após aparecer em duas séries de televisão nos Estados Unidos, ela retornou a Israel. Lá, ainda fez mais um filme, Missão Secreta no Cairo (Einer Spielt Falsch, 1965), estrelado por Audie Murphy.

Em 1968 ela chegou a atuar em um episódio de Os Audaciosos (The Name of the Game), nos Estados Unidos, mas depois abandonou definitivamente a carreira.

Em 1969 ela se casou com o compositor Fred Myrow, com quem teve três filhos. O casal ficou unido até a morte de Fred, em 1999.


Elana Eden, atualmente

Assista A História de Ruth, completo, dublado em Português




Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

2 Comentários

  1. Revendo pela enésima vez o filme... a História de Ruth foi um marco em minha infância apesar de eu ser novão hahah (24 anos), até hoje sempre revejo em minhas horas vagas grandes clássicos e interpretações (e porque não reinterpretações?) de Hollywood com as histórias biblicas. Davi e Golias, Os 10 mandamentos de Cecil B. Demille e etc. Fiquei bem curioso para saber como anda o elenco, os que estão vivos, e principalmente Elana Eden, que no papel de Ruth de fato teve uma desenvoltura fantástica; e me foi uma grata surpresa em saber que a mesma é de Israel e passa bem atualmente. Adorei seu blog, e pretendo acompanhar mais desse fantástico universo do cinema clássico. Pretendo ingressar novamente no curso de Teatro e Dublagem, o qual parei a 2 anos. E me desenvolver como um todo na comunicação e na forma fantástica e artística de ver o mundo. Parabéns pelo conteúdo!

    ResponderExcluir
  2. Tem este filme em uma linda imagem no canal TB cinema clássico.

    ResponderExcluir