Ator George Hilton, astro dos western spaguetti, morre aos 85 anos


O ator uruguaio George Clinton, que protagonizou diversos filmes western spaguetti (também conhecidos como bang bang italianos) faleceu em no dia 28 de julho, aos 85 anos de idade.

Jorge Hill Acosta y Lara nasceu em Montevidéu, em 16 de julho de 1934, mas foi criado na Inglaterra, onde ficou fluente em inglês. Na década de 50 estreou como rádio ator, na Argentina, onde fez sua estreia no cinema, no filme Los Talos Amargos (1956).

Na Argentina, usando o nome de Jorge Clinton, fez alguns filmes, até se mudar para à Itália, onde tornou-se astro de filmes westerns, ao lado de Giulianno Gemma e Franco Nero.


Clinton estreou na Itália no filme de aventuras Mascarado Contra os Piratas (L'Uomo Mascherato Contro i Pirati, 1964) e no ano seguinte interpretou o agente 007 em Dois Mafiosos Contra Goldfinger (Due Mafiosi Contro Goldfinger, 1965), uma versão não autorizada dos filmes de James Bond.

Mas foram os filmes western spaguetti que o tornaram astro. Ele protagonizou obras como Os Dois Filhos de Ringo (I Due Figli di Ringo, 1966), Ringo... Era Seu Nome (Il Tempo degli avvoltoi, 1967), Vou, Mato e Volto (Vado... I'Lammazzo e torno, 1967) e Com Sartana Cada Bala é Uma Cruz (C'è Sartana... vendi la pistola e comprati la bara!, 1970).


Na década de 70 chegou a fazer teste com o diretor Bernado Bertolucci para o polêmico Último Tango em Paris (Ultimo Tango a Parigi, 1972), mas perdeu o papel para Marlon Brando. Neste período, também protagonizou diversos filmes de ação italianos, geralmente ao lado da atriz Edwige Fenech. Também estampou diversas fotonovelas, muito populares na época.

George Hilton em Fotonovela

George Hilton se aposentou das telas em 2009 e em 2017 foi homenageado com uma mostra cinematográfica no Brasil.


George Hilton, em 2017

O ator faleceu em Lazio, na Itália, e sua morte foi anunciada por sua esposa, através das redes sociais.


 
Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube



0 comentários:

Enviar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil