Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morreu a cantora Triana Romero, pioneira do rádio e televisão

Lolita Rodrigues e Triana Romero



A cantora Triana Romero faleceu no dia 05 de janeiro, aos 93 anos de idade. Triana foi pioneira do rádio brasileiro, e também foi uma das cantoras contratas dos primeiros anos da TV Tupi de São Paulo.

Seu verdadeiro nome era Odete Carrera, uma filha de imigrantes espanhóis, nascida em São Pailo, em 09 de dezembro de 1930. Os pais de Triana Romero eram amigos dos pais de Lolita Rodrigues, que foi amiga de infância (e aluna de castanholas) de Triana. Lolita, Triana e Hilde Gutierrez formavam o time de cantoras de musicas espanholas da TV Tupi.

Aos quatro anos de idade, Triana Romero começou a cantar nos programas de calouros da Rádio Cultura, sendo depois contratada, em 1934. Porém, sua carreira no rádio brasileiro foi interrompida quando seus pais se muradam para Buenos Aires.

Na Argentina, foi contratada pelas rádios Splendit e Belgramo, além de ter cantando também no Cassino Mal Del Plata, onde conheceu, e trabalhou, com o ídolo Hugo del Carril. Nesta época, recebeu o convite para trabalhar na França, mas recusou, para não ficar longe de seus pais.

Triana Romero retornou ao Brasil em 1946, e passou a ser crooner do Hotel Quitandinha, em Petrópolis. De volta a São Paulo, foi contratada pelas rádios Tupi e Difussora, que formavam as Associadas, onde foi apelidada de "A Flor da Arte Espanhola".



Nas Associadas, Triana além de cantar nos programas radiofônicos, também se apresentava nas caravanas dos bairros, e foi numa dessas caravanas que conheceu o cantor e ator Astrogildo Filho, com quem começou a namorar.

Com a chegada da Televisão, em 1950, Triana passou também a cantar na recém inaugurada PRF3-TV Tupi, onde se apresentou em programas como Álbum da Música (1950) e Vamos ao Ritmo (1951), além de apresentar seu próprio programa musical na TV.






Bastante popular na época, foi eleita uma das princesas no concurso da Rainha do Rádio de São Paulo, em 1952. Triana Romero perdeu a coroa de rainha para a cantora Isaurinha Garcia.

Além do seu trabalho no rádio e na televisão, também se apresentava como cantora no Restaurante Fasano e na boate do Hotel Esplanada. Porém, sua carreira foi interrompida após ela se casar com Astrogildo Filho em 1956.



Mas em 1974 ela voltou a trabalhar, tocando castanholas no disco Secos e Molhados. Triana também foi cantora de gingles e de pianista na Escola Municipal de Balé, de São Paulo.

Mais tarde, fez parte do Conjunto de Ontem e de Hoje, onde cantava com outros pioneiros do rádio e televisão paulistas. Triana Romero também foi uma das fundadoras da Pró-TV, que deu origem ao Museu da Televisão Brasileira.

Em 2015, aos 85 anos de idade, Triana Romero gravou seu primeiro CD.







Leia também: Morreu a atriz e dubladora Gessy Fonseca, aos 94 anos de idade

Leia também: Hebe Camargo, mais que a Rainha da TV Brasileira

Leia também: Lolita Rodrigues completa 93anos

Leia também: Laura Cardoso comemora 95 anos de vida, em plena atividade

Veja também: A História de Eva Wilma

Veja também: Tributo à atriz Cacilda Becker

Veja Também: Os Artistas que Morreram em 2021

Veja também: Os Artistas que Morreram em 2022 - In Memoriam

Curta nossa página no Facebook

Se inscreva no nosso canal do Youtube

Siga também nosso Instagram

Siga também no Kwai


Postar um comentário

0 Comentários