Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? A Atriz Sean Young



Eternizada como a replicante Rachel no clássico Blade Runner: O Caçador de Andróides (1982), Sean Young foi uma popular estrela na década de 1980. Algumas confusões e controvérsias fizeram a sua carreira decair, mas seu declínio também foi causado por assédio sexual que atriz sofreu no auge da fama.



Maria Sean Young nasceu no Kentucky, em 20 de novembro de 1959. Ela é filha de Donald Young Jr., um produtor de televisão e jornalista, e Lee Guthrie (nascida Mary Lee Kane), roteirista, executiva de relações públicas e jornalista.

Sean estudou balé, e começou sua carreira artística como bailarina, mas também passou a fazer trabalhos como modelo.

Ela estreou no cinema no filme Jane Austen in Manhattan (1980), e no ano seguinte atuou na compédia Recrutas da Pesada (Stripes, 1981), que fez um grande sucesso comercial.


Sean Young em Recrutas da Pesada

Com apenas dois filmes em sua carreira, ela foi escalada por Ridley Scott para atuar no cult Blade Runner: O Caçador de Andróides (Blade Runner, 1982). Sean Young vivia Rachel, uma replicante que acreditava ser humana, e tornou-se uma estrela instântanea após o enorme sucesso do filme.


Sean Young em Blade Runner: O Caçador de Andróides

Seu filme seguinte foi a comédia Médicos Loucos e Apaixonados (Young Doctors in Love, 1982), que não fez sucesso comercial, e muitos acreditaram que este foi o motivo de seu desaparecimento das telas por dois anos.

Young retornou ao cinema em outro filme cultuado, Duna (Dune, 1984), porém, seu papel era pequeno, e ela quase não chamou a atenção na produção.


Sean Young em Duna

A atriz contracenou com dinossauros em Baby, o Segredo da Lenda Perdida (Baby: Secret of the Lost Legend, 1985), mas acabou trabalhando em filmes inexpressivos e produções feitas diretamente para a televisão. Mas retornou com outro papel marcante em sua carreira em Sem Saída (No Way Out, 1987).

No mesmo ano, interpretou a esposa de Michael Douglas em Wall Street: Poder e Cobiça (Wall Street, 1987).

Na década de 1980 ainda brilhou em Um Toque de Infidelidade (Cousins, 1989).


Sean Young e Kevin Costner em Sem Saída

Ainda em 1989 Sean Young foi escalada pra viver Vicky Vale no filme Batman (Idem, 1989), mas quebrou o braço durante os ensaios e foi substítuida por Kim Bassinger. A atriz ficou obcecada em retornar aos filmes do Homem Morcego, e fez campanha para assumir o papel de Mulher Gato em Batman, o Retorno (Batman Returns, 1992), e chegou a mandar fazer uma fantasia da personagem, que usou em um programa de televisão, para pedir o emprego para Tim Burton, mas o diretor preferiu escolher Michelle Pffeifer.

Seus esforços viraram motivo de piada em Hollywood.


Sean Young e sua fantasia de Mulher Gato


A atriz também perdeu outro papel importante ao ser demitida das filmagens de Dick Tracy (Idem, 1990). Na época, foi dito que ela não se adequou o papel, mas Young revelou que foi demitida após não ceder as cantadas do diretor, e astro do filme, Warren Beatty.

Anos mais tarde, a atriz confessaria que o assédio sexual foi o que arruínou sua carreira. A primeira vez foi quando recusou as investidas do diretor Ridley Scoot, que acabou boicotando-a em Hollywood após as filmagens de Blade Runner. Depois, a atriz sofreu com o assédio do mega produtor Harvey Weinstein, que destruíu muitas carreiras de atrizes que se recusaram a dormir com ele.

Sean Young teve dificuldade em conseguir novos trabalhos, e acabou atuando em produções ruins. Ela recebeu sua primeira indicação ao Framboesa de Ouro (de Pior Atriz do Ano) por Um Beijo Antes de Morrer (A Kiss Before to Die, 1991). Depois, seria novamente indicada por Era Uma Vez Um Crime (Once Upon a Crime, 1992), Crimes de Amor (Love Crimes, 1992), Até as Vaqueiras Ficam Tristes (Even Cowgirls Get the Blues, 1993) e O Médico, a Mulher e o Monstro (Dr. Jekyll and Ms. Hyde, 1996).

Na década de 1990, apenas a sua atuação em Ace Ventura: Um Detetive Diferente (Ace Ventura, 1994), teve melhor repercussão.

Jim Carrey e Sean Young em Ace Ventura: Um Detetive Diferente


Os anos seguintes também não foram bons para a carreira da atriz. Ela atuou em diversos filmes inexpressivos, e chegou a ir para a Rússia em busca de trabalho. Em 2007 Sean Young chegou a dirigir um curta metragem, onde basicamente pedia emprego em Hollywood, alegando que precisava de dinheiro para criar seus dois filhos, frutos do casamento com o ator Robert Lujan.

Após o vídeo ser exibido no programa de David Letterman, ela conseguiu participações em séries de televisão como CSI e Plantão Médico (E.R.). Mas também acabou se tornando uma celebridade em reality shows, como Gone Country 2, onde famosos competiam em corridas de demolição de carros ou Skating With the Stars, uma espécie de dança dos famosos, com patins de gelo. A atriz também fez parte, em 2011, do programa Celebrity Rehab, onde mostrava seu dia a dia em uma clínica de desentoxicação com drogras.

Na TV, ganhou um papel na novela The Young and Restless, entre 2010 e 2011.


Sean Young em Skating With the Stars

Em 2012 Sean Young foi presa após agredir um segurança, ao tentar entrar na entrega do Oscar, sem convite. As queixas foram retiradas depois. Mas em 2018 ela voltou a ter problemas legais ao ser flagrada roubando um laptop em um escritório de produção de um filme onde estava trabalhando, porém, a atriz devolveu o equipamento, e a questão foi encerrada.

E embora ainda continue atuando, Sean Young tem participado de produções independentes, com pouca repercussão. Seu papel mais significativo foi quando sua personagem foi reconstruida por computação gráfica para o filme Blade Runner 2049 (2017).


Sean Young atualmente

Veja também: As Mais Belas Atrizes dos Anos 80, Antes e Depois



Leia também:  Cybill Shepherd completa 70 anos

Leia também:  Daryl Hannah completa 60 anos de idade

Leia também:  Jessica Lange completa 72 anos de idade

Leia também: Al Pacino completa 81 anos

Leia também:  Nastassja Kinski completa 60 anos

Veja também: O Primeiro Brasileiro Indicado ao Oscar

Veja também: As Bruxas do Cinema e TV

Veja também: Mães Famosas do Cinema e TV

Veja Também: Os Artistas que Morreram em 2021

Curta nossa página no Facebook

Se inscreva no nosso canal do Youtube

Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

0 Comentários