Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

O triste fim de Robert La Tourneaux, o belo "Cowboy" de Os Rapazes da Banda


Em 1970 o filme Os Rapazes da Banda ( Boys in the Band, 1970) causou uma verdadeira revolução ao retrarar uma história protagonizada apenas por personagens homossexuais. Algo impensável na época.

Os Rapazes da Banda era baseado em um peça Off Broadway, encenada em 1968, um ano antes da revolução de Stonewall, que deu origem ao "Dia do Orgulho Gay", e causou um verdadeiro escândalo na época, e hoje é considerado um filme essencial para a cultura LGBT.

Dirigido por William Firedkin (que mais tarde dirigiria o sucesso O Exorcista), o filme foi rejeitado por muitas salas de cinema, e o preconcêito escancarado fez até com que jornais se recusassem a publicar anúncios das sessões das poucas salas onde ele foi exibido.

Com ares de peça teatral, o que faz com que hoje ele seja um pouco datado, o filme se passa em uma festa de aniversário, cuja maioria dos convidados são rapazes gays. E em certo momento, nos é apresentado o personagem Cowboy Tex, um traficante bem-humorado, mas meio obscuro, que também é um garoto de programa, e é ofertado como presente para o aniversáriante.

Tex é vivido pelo belo Rober La Tourneaux, um jovem ator ainda em começo de carreira. Ele havia feito o mesmo papel no teatro, e era conhecido apenas por atuar na novela The Doctors.




Mas após se tornar o muso objeto de desejo de Os Rapazes da Banda, Tourneaux não conseguiu novos papéis. Ele ficou marcado não só por ter estrelado um filme onde gays eram retratados como pessoas normais, com uma vida e sentimentos, mas também por se declarar homossexual, em um tempo onde os atores de Hollywood não "saiam do armário". Em uma entrevista, em 1973, ele chegou a declarar que "Os Rapazes da Banda foi o beijo da morte para mim", e citou atores que também eram gays, como Charles Laughton, mas que nunca se assumiram ou interpretaram gays nas telas do cinema.

Ele só conseguiria um pequeno papel no filme Águias em Duelo (Von Richthofen and Brown, 1971) e no independente Pilgrimage (1972).

Sem emprego, Torneaux começou a posar nu para revistas eróticas, e depois acabou fazendo shows de striptease, até que acabou recorrendo a prostituição para pagar as contas. Polêmico, deu uma entrevista listando seus clientes, entre eles o ator Christopher Walken. Segundo Torneaux, Natalie Wood terio o flagrado com Robert Wagner, no dia de sua morte.

Torneaux foi preso por prostituição em 1983, e tentou se matar enquanto estava na cadeia. E após sair da prisão, descobriu que tinha AIDS. Muito doente, ele contratou um cuidador para auxiliá-lo, porém, seu senhorio o despejou por "estar morando com outra pessoa".

Sem tem onde morar, ele foi acolhido por Cliff Gorman, um dos colegas de elenco de Os Rapazes da Banda, e processou o proprietário que lhe botou na rua.

Quando o juiz deu ganhou de causa a Robert La Torneaux na ação judicial, ele já havia falecido, em 03 de junho de 1986, aos 45 anos de idade.




O filme Os Rapazes da Banda ganhou um remake em 2020, que foi produzido pelo aclamado Ryan Murphy, para a Netflix.



Leia também: A triste trajetória de Björn Andrésen, de Morte em Veneza, "o garoto mais bonito do mundo"

Leia também:  O triste fim de Franco Gasparri, o astro das fotonovelas

Veja também: Os Artistas que Morreram em 2022 - In Memoriam

Curta nossa página no Facebook

Se inscreva no nosso canal do Youtube

Siga também nosso Instagram

Siga também no Kwai

Postar um comentário

0 Comentários