Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Do Miss Universo a Star Trek, a história de Persis Khambatta, a estrela indiana em Hollywood




A atriz Persis Khamatta ficou famosa ao interpretar a tenente Illia em Jornada nas Estrelas: O Filme (Star Trek: The Motion Picture, 1979), e foi a primeira pessoa de origem indiana a apresentar o Oscar, em 1980.

Persis Khambatta

Persis Khambatta nasceu em Bombaim, na Índia, em 02 de outubro de 1948.

O começo da carreira

Aos 13 anos de idade Persis foi descoberta por um fotógrafo, que a colocou em uma campanha para um sabonete, que deu íncio a uma bem sucedida carreira como modelo. E 1965 ela foi eleita Miss Índia, classificando-se para o concurso do Miss Universo, no mesmo ano.


Persis Khambatta, Miss Índia 1965

E mesmo não tendo se classificado entre as primeiras colocadas no concurso mundial, Persis tornou-se uma celebridade em seu país, passando a ser garota propaganda de marcas como a Revlon e Air India.

Ainda em 1965, ela estreou no cinema indiano, atuando em Bheegi Raat (1965). Ela faria outros quatro filmes em seu país natal até 1969, e foi a protagonista de Bambai Raat Ki Bahon Mein (1968), no qual interpretou uma cantora de cabaré.

Persis Khambatta em Hollywood

Sua estreia no cinema norte-americano foi em Conspiração Violenta (The Wilby Conspiracy, 1975), contracenando com os astros Sidney Poitier e Michael Caine.

Persis Khambatta e Sidney Poitier no cartaz de Conspiração Violenta

Em seguida, a atriz atuou em A Honra do Regimento (Conduct Unbecoming, 1975). Depois, assinou contrato para atuar em uma nova série do universo Jornada nas Estrelas (Star Trek), que acabou nunca sendo realizada.

Persis ficou cinco anos sob contrato, a disposíção da série de televisão, e neste intervalo ficou sem filmar, o que interrompeu a sua carreira naquele momento, já que teve que recusar muitos convites para atuar em outros filmes.

Entretanto, em 1979 a série nunca produzida virou o filme Jornada nas Estrelas: O Filme (Star Trek: The Motion Picture, 1979). Persis raspou a cabeça para viver a tentente Illia, um de seus personagens mais famosos do cinema.

Persis Khambatta em Jornada nas Estrelas: O Filme

Em seguida, contracenou com Sylvester Stallone em Falcões da Noite (Nighthawks, 1981). Depois, atuou em O Esquadrão do Terror (Megaforce, 1982) e O Guerreiro do Mundo Perdido (Warrior of the Lost World, 1983). A atriz também foi cotada para viver uma Bond Girl em 007 Contra Octopussy (Octopussy, 1983), porém, ele precisou ser submetida a uma cirurgia do coração, e teve que declinar o papel, que acabou indo para Maud Adams.

Persis Khambatta e Sylvester Stallone em Falcões da Noite

Também atuou nos filmes Guerra Nuclear - O Primeiro Ataque (First Strike, 1984), Minha Adorável Lavanderia (My Beautiful Laundrette, 1985) e no indiano Shingora (1986).

Na televisão, participou de episódios de séries como Tiro Certo (Hunter) e MacGyver - Profissão Perigo (MacGyver).

Persis Khambatta em MacGyver

No cinema, também faria Phoenix, a Guerreira (Phoenix the Warrior, 1988) e Intenção de Matar (Deadly Intent, 1988). E seu último trabalho como atriz foi na série Lois & Clark - As Novas Aventuras do Superman (Lois & Clark: The New Adventures of Superman), em 1993.


Persis Khambatta em 1996

Fumante inveterada, e com problemas cardíacos desde a juventude, Persis Khambatta se sentiu mal na cidade de Mumbai, na Índia. Ela foi levada ao hospital, mas acabou não resistindo, morrendo de um infarto fulminante em 18 de agosto de 1998, com apenas 48 anos de idade.

Leia também: Morre a atriz Nichelle Nichols, a Tenente Uhura de Jornada nas Estrelas (Star Trek)

Leia também: Relembrando Davy Jones, o astro de Os Monkees

Leia também:  Dr. Mae Jemison, a astronauta que virou atriz de Star Trek, e que foi ao espaço antes de William Shatner

Leia também:  Morre o ator Eddie Paskey, o Tenente Leslie de Jornada nas Estrelas (Star Trek)

Veja Também: Os Artistas que Morreram em 2021

Curta nossa página no Facebook

Se inscreva no nosso canal do Youtube

Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

0 Comentários