Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Ed Ames, o Mingo de Daniel Boone, morre aos 95 anos de idade


O ator e cantor Ed Ames morreu no dia 21 de maio, aos 95 anos de idade.

Ames é mais lembrado pelo público como o sábio e leal Mingo, o índio amigo de Daniel Boone (Idem, 1964-1968), série estrelada pelo ator Fess Parker. Porém, apesar do sucesso na televisão, ele teve mais sorte na carreira como cantor do que como ator.


Ed Ames e Fess Parker em Daniel Boone


Apesar de ter interpretado personagens nativo-americanos em diversas ocasiões, Ed Ames não tinha origem indígena, e era filho de imigrantes judeus ucranianos.

Edmund Dantes Urick nasceu em Massachussetts, em 09 de julho de 1927. O quero de nove filhos, ele teve uma infância muito pobre, mas desde criança recebeu treinamento de canto, tornando-se barítono clássico, mesma formação que tiveram seus cinco irmãos homens.

Os irmãos formaram um conjunto vocal, os Amory Brothers, mais tarde rebatizado de Ames Brothers.


Os Ames Brothers

O conjunto gravou seu primeiro disco em 1947, e foi bastante popular na década de 1950, aparecendo constantemente em programas de televisão, e também cantando na trilha sonora do filme Eu e Meu Anjo (Forever, Darling, 1956).

Também tiveram um show na televisão, em 1955, porém o programa ficou pouco tempo no ar.




O conjunto se separou no começo da década de 1960, e Ed Ames começou a investir na carreira de ator. Ele já havia aparecido em algumas séries de televisão, ao lado dos irmãos, cantando em algum número musical.

Ed Ames estudou atuação, e começou a desempenhar alguns papéis na Broadway, onde destacou-se principalmente como o chefe indígena Bromden, na peça Over Flew The Cuckoo's Nest (mais tarde adaptada para o cinema como o nome de Um Estranho no Ninho, mas o papel foi interpretado por Will Sampson no cinema). Over Flew The Cuckoo's Nest (1962) tinha como protagonista o ator Kirk Douglas.


Ed Ames, ao fundo, atrás de Kirk Douglas, em Over Flew The Cuckoo's Nest


Como ator, retornou a televisão na série O Homem do Rifle (Rifleman), em 1962. Na série, ele contracenou com Patricia Blair, que mais tarde interpretaria Rebecca Boone.


Chuck Connors, Patricia Blair e Ed Ames em O Homem do Rifle


Ed faria outras participações em séries de televisão, até ser escalado para viver Mingo em Daniel Boone (Idem, 1964-1968). Mingo era mestiço, filho de um oficial inglês, o Conde Dunmore (papel de Walter Pidgeon), com uma índia. Ele recusou seus direitos de título de nobreza, preferindo viver com a nação Cherokee.

Em um episódio da primeira temporada, o ator também interpretou seu irmão gêmeo maligno, Taramingo. Mingo (na verdade, Caramingo), acabou tornando-se seu personagem mais famoso nas telas.


Ed Ames em Daniel Boone


Ed Ames e o elenco de Daniel Boone


Para viver o personagem, Ed Ames aprender a arremessar uma machadinha, um número tradicional dos circos da época. Ele demonstrou sua habilidade no programa de Johnny Carson, em 1965, porém, acertou a virilha do alvo, arrancando muitas risadas da plateia.

A cena tornou-se icônica, e foi diversas vezes reprisada pela televisão norte-americana.




Paralelamente, ele continuou sua carreira como cantor, emplacando sucessos como Try to Remember, My Cup Runneth Over, Time, Time, When the Snow is on the Roses, Timless Love, Who Will Answer? e Do You Hear What I Hear?.

E canção Ballad of the War Wagon tornou-se a música tema do filme Gigantes em Luta (The War Wagon, 1967), estrelado por John Wayne.




Ed Ames nunca atuou no cinema, mas continuou aparecendo em séries de televisão até a década de 1990, embora tenha priorizado a carreira de cantor, que lhe valeu três indicações ao Grammy.


Linda Purl e Ed Ames em Assassinato Por Escrito (1985)





Ed Ames foi casado com Sarita Cacheiro (entre 1947 e 1973), com quem teve três filhos. Ele voltou a se casar em 1998, com Jeanne Arnold Saviano.



Ed Ames

Ed Ames e Fess Parker em Daniel Boone





Veja também: Antes e depois do Elenco de Os Waltons



Leia também:  Por Onde Anda? Patrick Wayne, o filho ator de John Wayne

Leia também: Georgia Holt, a atriz e cantora que é mãe da estrela Cher

Leia também:  Os 85 Anos de Bruce Dern, o único ator que "matou" John Wayne

Veja também: Tributo a Rita Moreno



Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com




Postar um comentário

3 Comentários

  1. Que bacana. Muito legal relembrar. Congrats.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia relembrar! Muito obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse personagem despertou uma memória afetiva aqui.

    ResponderExcluir