Ames é mais lembrado pelo público como o sábio e leal Mingo, o índio amigo de Daniel Boone (Idem, 1964-1968), série estrelada pelo ator Fess Parker. Porém, apesar do sucesso na televisão, ele teve mais sorte na carreira como cantor do que como ator.
Apesar de ter interpretado personagens nativo-americanos em diversas ocasiões, Ed Ames não tinha origem indígena, e era filho de imigrantes judeus ucranianos.
Edmund Dantes Urick nasceu em Massachussetts, em 09 de julho de 1927. O quero de nove filhos, ele teve uma infância muito pobre, mas desde criança recebeu treinamento de canto, tornando-se barítono clássico, mesma formação que tiveram seus cinco irmãos homens.
Os irmãos formaram um conjunto vocal, os Amory Brothers, mais tarde rebatizado de Ames Brothers.
O conjunto gravou seu primeiro disco em 1947, e foi bastante popular na década de 1950, aparecendo constantemente em programas de televisão, e também cantando na trilha sonora do filme Eu e Meu Anjo (Forever, Darling, 1956).
Também tiveram um show na televisão, em 1955, porém o programa ficou pouco tempo no ar.
O conjunto se separou no começo da década de 1960, e Ed Ames começou a investir na carreira de ator. Ele já havia aparecido em algumas séries de televisão, ao lado dos irmãos, cantando em algum número musical.
Ed Ames estudou atuação, e começou a desempenhar alguns papéis na Broadway, onde destacou-se principalmente como o chefe indígena Bromden, na peça Over Flew The Cuckoo's Nest (mais tarde adaptada para o cinema como o nome de Um Estranho no Ninho, mas o papel foi interpretado por Will Sampson no cinema). Over Flew The Cuckoo's Nest (1962) tinha como protagonista o ator Kirk Douglas.
Como ator, retornou a televisão na série O Homem do Rifle (Rifleman), em 1962. Na série, ele contracenou com Patricia Blair, que mais tarde interpretaria Rebecca Boone.
Ed faria outras participações em séries de televisão, até ser escalado para viver Mingo em Daniel Boone (Idem, 1964-1968). Mingo era mestiço, filho de um oficial inglês, o Conde Dunmore (papel de Walter Pidgeon), com uma índia. Ele recusou seus direitos de título de nobreza, preferindo viver com a nação Cherokee.
Em um episódio da primeira temporada, o ator também interpretou seu irmão gêmeo maligno, Taramingo. Mingo (na verdade, Caramingo), acabou tornando-se seu personagem mais famoso nas telas.
Para viver o personagem, Ed Ames aprender a arremessar uma machadinha, um número tradicional dos circos da época. Ele demonstrou sua habilidade no programa de Johnny Carson, em 1965, porém, acertou a virilha do alvo, arrancando muitas risadas da plateia.
A cena tornou-se icônica, e foi diversas vezes reprisada pela televisão norte-americana.
Paralelamente, ele continuou sua carreira como cantor, emplacando sucessos como Try to Remember, My Cup Runneth Over, Time, Time, When the Snow is on the Roses, Timless Love, Who Will Answer? e Do You Hear What I Hear?.
E canção Ballad of the War Wagon tornou-se a música tema do filme Gigantes em Luta (The War Wagon, 1967), estrelado por John Wayne.
Ed Ames nunca atuou no cinema, mas continuou aparecendo em séries de televisão até a década de 1990, embora tenha priorizado a carreira de cantor, que lhe valeu três indicações ao Grammy.
Ed Ames foi casado com Sarita Cacheiro (entre 1947 e 1973), com quem teve três filhos. Ele voltou a se casar em 1998, com Jeanne Arnold Saviano.
O ator faleceu em 21 de maio de 2023, aos 95 anos de idade.
Leia também: Por Onde Anda? Patrick Wayne, o filho ator de John Wayne
Leia também: Georgia Holt, a atriz e cantora que é mãe da estrela Cher
Leia também: Os 85 Anos de Bruce Dern, o único ator que "matou" John Wayne
3 Comentários
Que bacana. Muito legal relembrar. Congrats.
ResponderExcluirQue delícia relembrar! Muito obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirNossa, esse personagem despertou uma memória afetiva aqui.
ResponderExcluir