Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Relembrando o breve e talentoso Miguel Magno


Ator, diretor e dramaturgo, Miguel Magno despontou no teatro brasileiro, e também deixou sua marca na televisão, onde interpretou papéis memoráveis, geralmente com uma grande vertente humorística.

Infelizmente, ele nos deixou cedo demais, falecendo com apenas 58 anos de idade.




Miguel Magno nasceu no Bixiga, bairro de São Paulo, em 28 de março de 1951. Ele ingressou no teatro por acaso, quando foi chamado as pressas para substituir um ator que havia faltado no espetáculo teatral de um grupo de amigos seus. A partir de então, nunca mais parou de atuar.

Miguel não só atuava, como também começou a adaptar textos, e escrever suas próprias peças. Com o amigo Ricardo Almeida, fez uma bem sucedida parceria nos palcos, e juntos escreveram e dirigiram o grande sucesso Quem Tem Medo de Itália Fausta? (1979), que foi montada diversas vezes.

Na peça Miguel interpretava 11 papéis femininos, algo que virou uma grande marca em sua carreira. Quem Tem Medo de Itália Fausta? é considerada uma das primeiras produções do gênero besteirol brasileiro.


Miguel Magno e Ricardo Almeida em Quem Tem Medo de Itália Fausta?


Miguel Magno em Quem Tem Medo de Itália Fausta?


Após anos de sucesso no teatro, o ator estreou na televisão, atuando na novela Helena (1987), na TV Manchete. No ano seguinte, voltou a atuar travestido na série Armação Ilimitada (1988), onde interpretou Febe Camargo, uma paródia da apresentadora Hebe Camargo.



Miguel Magno como Febe Camargo em Armação Ilimitada


Na Globo também interpretou o personagem Marvin Gaye na novela Top Model (1989), e depois foi para a Manchete, onde fez A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990).


Rita Mallot e Miguel Magno em Top Model


Celia (da dupla Celia e Celma), Fred Góes, Helena Ranaldi, João Camargo, Charles Moeller, Miguel Magno, Luiz Maçãs, Giuseppe Oristanio, Roberto Bomtempo em A História de Ana Raio e Zé Trovão


Miguel ainda faria Dona Anja (1996), no SBT, mas passou boa parte da década de 1990 dedicado ao teatro, onde brilhou em peças como Porca Miséria (1992) e 5 X Comédia (1993).


Jandira Martini, Miguel Magno, Myrian Muniz e Marcos Caruso em Porca Miséria


Miguel Magno, Fernanda Torres, Luiz Fernando Guimarães, Débora Bloch e Diogo Vilela em 5 X Comédia


Em 2001 retornou a televisão, atuando em O Direito de Nascer (2001), no SBT, e na Globo fez Estrela-Guia (2001) e Sabor da Paixão (2002), além de atuar em programas humorísticos com Os Normais e A Diarista.


Miguel Magno e Selton Mello em Os Normais



Em 2005 seu amigo Miguel Falabella escreveu um personagem para ele na novela A Lua Me Disse, onde Miguel Magno interpretou a hilária Dona Roma, um grande marco na carreira do ator.


Miguel Magno como Dona Roma em A Lua Me Disse


No cinema, o ator fez poucos filmes, atuando em Lara (2002), Como Fazer Um Filme de Amor (2004) e Irma Vap - O Retorno (2006).

Em 2009 Miguel Magno atou na minissérie Queridos Amigos (2008), e depois Miguel Falabella escreveu outro personagem marcante para ele, a Dra. Percy na série de humor Toma Lá, Dá Cá (2009), onde Miguel interpretava uma psicóloga picareta.


Miguel Magno e Fernanda Montenegro em Queridos Amigos


Miguel Magno como a Dra. Percy de Toma Lá, Dá Cá


Miguel Magno e Diogo Vilella em Toma Lá, Dá Cá


O ator já estava doente quando começou a gravar o programa. Ele sofria de câncer no fígado e no baço, e gravava Toma Lá, Dá Cá, durante seu tratamento.

Em 17 de agosto de 2009 o ator perdeu a batalha para a doença, com apenas 58 anos de idade. Quando ele faleceu, deixou um episódio inédito de Toma Lá, Dá Cá, que foi exibido após a sua morte.


Postar um comentário

0 Comentários