Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Coadjuvantes que Amamos: George Tobias, o Abner de A Feiticeira


Com 100 créditos em uma carreira de mais de 50 anos, o ator George Tobias ficou imortalizando como o senhor Abner Kravit, o marido da senhora Kravitz, a vizinha de Samantha, na série A Feiticeira (Betiched).

Ao contrário da esposa, Abner nunca vê os feitiços da vizinha, fazendo com que ele nunca acredite em sua fofoqueira esposa.


George Tobias, o Abner, em A Feiticeira





George Tobias nasceu em Nova York, em 14 de julho de 1901. Filho de imigrantes judeus-russos, George Tobias era filho dos atores Samuel e Esther Tobias, que atuavam nos teatros ídiche de Nova York. Seu irmão Benjamin também era ator.

Seus pais tentaram desincentivar o filho da carreira artística, por causa das dificuldades financeiras que passavam. Mas a vocação de ator foi mais forte, e George Tobias começou a atuar aos 15 anos de idade, e aos 21 ele fez sua estreia na Broadway.

Ele chegou a atuar no cinema ainda nos tempos do cinema mudo, aparecendo em The Lunatic (1927), mas sua carreira no cinema realmente iniciou quando ele foi contratado, em 1939, pela Warner Bros.

Ele faria diversos pequenos papéis no estúdio nos anos seguintes, que iam de simples figuração a números musicais.



George Tobias em O Corcunda de Notre Dame (The Hunchback of Notre Dame, 1939)


O ator aparecia em filmes de gêneros variados, de comédia a dramas de época, e ele era constantemente escalado para os filmes de James Cagney, tendo inclusive atuado em A Canção da Vitória (Yankee Doodle Dandy, 1942), que deu o Oscar ao Cagney.


James Cagney e George Tobias


Ele atuou em filmes como Ninotchka (Idem, 1939), Sargento York (Sergent York, 1941), Graças à Minha Boa Estrela (Thank Youk Lucky Stars, 1943), A Máscara de Dimitrios (The Mask of Dimitrios, 1944), Alma em Suplício (Mildred Pierce, 1945) e Dinheiro Sanguento (Southside 1-1000, 1950), entre tantos outros.

George Tobias também chegou a ser protagonista da comédia Calling All Husbands (1940), um filme menor da Warner.


George Tobias em Graças à Minha Boa Estrela





Nos anos seguintes, teve papéis de destaque nas aventuras Simbad, o Marujo (Sinbad, the Sailor, 1947) e O Tapete Mágico (The Magic Carpet, 1951) e Marca do Renegado (Mark of the Renegade, 1951).



John Agar, Patricia Media e George Tobias em O Tapete Mágico


Além de ter atuado em diversos filmes, Tobias também participou do elenco fixo das séries Hudson's Bay (1949) e teve um personagem fixo em Aventuras no Paraíso (Adventures in Paradise, 1960-1961) e também apareceu em diversas séries de televisão como ator convidado.


Mas apesar de sua longa carreira, foi somente em 1964, quando assumiu o papel de Abner Kravitz, em A Feiticeira (Bewitched, 1964-1971), que o ator ficou famoso junto ao grande público. O personagem apareceu em 54 episódios do programa, e teve "esposas". 

Gladus Kravits, a vizinha fofoqueira de voz estridente, foi interpretada incialmente por Alice Pearce, que acabou falecendo em 1966, e foi substituída por Sandra Gould.


George Tobias e Alice Pearce em A Feiticeira


George Tobias e Sandra Gould em A Feiticeira


George Tobias, o incrédulo Abner Kravitz de A Feiticeira



Enquanto gravava o programa famoso, o ator ainda participo do filme A Espiã de Calcinhas de Renda (The Glass Bottom Boat, 1966), estrelado por Dois Day, e que ainda tinha Alice Pearce no elenco.

Com o fim de A Feiticeira, o ator ainda apareceu em alguns outros seriados, em em 1977 foi um dos poucos atores do elenco original de A Feiticeira a aparecer na série Thabata - A Filha da Feiticeira (Tabitha), uma série feita entre 1976 a 1978, que mostrava Tabatha, a filha de Samantha, adulta.

Erin Murphy, a Thabata original, entretanto, não participou do projeto, e série era estrelada por Lisa Hartman. George Tobias interpretou Abner Kravitz, em um episódio de 1977. Sandra Gould também participou do mesmo episódio.


Sandra Gould e George Tobias em Tabatha, a Filha da Feiticeira



Depois o ator se aposentou.


George Tobias nunca se casou, nem teve filhos, mas teve um relacionamento de mais de 40 anos com a atriz Milicent Patrick, que durou até a morte do ator, em 27 de fevereiro de 1980.

Ele morreu vítima de câncer de bexiga, aos 78 anos de idade. Durante seu cortejo fúnebre, ladrões roubaram o carro funerário com o corpo do ator, que foi encontrado dias depois.











Postar um comentário

0 Comentários