Ruthie Tompson, lendária animadora da Disney, morre aos 111 anos de idade



A animadora norte-americana Ruthie Thompson, uma lenda da história da animação e que trabalhou em clássicos dos estúdios Disney morreu no dia 11 de outubro, aos 111 anos de idade. A super centenária  nasceu em 1910, e trabalhou até para a Disney 1975.




Ruth Tompson nasceu em Portland, em 1910, mas mudou-se para Los Angeles com a família em 1918. Nesta mesma época, ela foi uma das contaminadas com pandemia da Gripe Espanhola, mas sobreviveu.

Em Los Angeles, Ruth era vizinha de Robert Disney, tio de Walt Disney, que a convidou para conhecer os estúdios do sobrinho. Ela morava perto do estúdio, e costumava passar lá depois da escola, e Disney acabou convidando a para fazer figuração nas comedias Alice in Cartoonland, feitas ainda na era do cinema mudo, e antes da criação do famoso camundongo Mickey.

A série Alice foi pioneira em mesclar atores reais com animações, e foram feitas entre 1923 e 1927. Ruth atuou ainda em 1923.


Ruth Tompson em Alice in Cartooland


Em 1937 Walt Disney lhe ofereceu um emprego como uma das animadoras de seu primeiro longa-metragem, Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White and the Seven Dwarfs, 1937), onde ela trabalhou como colorista.

Ruth também trabalhou em Pinóquio (Pinocchio, 1940), Fantasia (Idem, 1941), Dumbo (Idem, 1941), A Bela Adormecida (Sleeping Beauty, 1959), Mary Poppins (Idem, 1964), Os Aristogatas (The Aristocats, 1970), Robin Hood (Idem, 1973) e Bernardo e Bianca (The Rescuers, 1977). Ela também animou desenhos do Mickey, Pateta, Pato Donald e Ursinho Pooh, e durante a Segunda Guerra Mundial tornou-se uma das primeiras operadoras de câmera em Hollywood.


Ruth Tompson com Walt Disney e outras animadoras do estúdio



Na década de 1960 ela deixou brevemente a Disney para trabalhar como animadora dos desenhos do Marinheiro Popeye, mas voltou para Disney, onde trabalhou até o final da década de 1970. Em 1978, após trabalhar no longa O Senhor dos Anéis (Lord of Rings, 1978), ela se aposentou.

Ruth Tompson morava em uma casa de repouso destinado a artistas e profissionais cinematográficos aposentados, e morreu enquanto dormia.




2 comentários:

  1. Não tinha conhecimento sobre esta artista.

    ResponderExcluir
  2. Não sei como esta e outras tantas informações o site consegue levantar, mas a despeito desta artista ser desconhecida por muitos é relevante nos mostrar aqui a estória de sua vida e seu trabalho. Nos faz humildes, mostra que que passar por esta vida é mais que satisfazer nossas vontades: é tentar colaborar para um mundo melhor.

    ResponderExcluir

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil