Embora tenha uma sólida carreira, com alguns sucessos cinematográficos e uma participação marcante em Friends, Tom Selleck sempre será lembrado por interpretar o investigador particular Thomas Magnum, na série que durou oito temporadas, na década de 1980. O ator também é lembrando por seu bigode, uma espécie de marca registrada.
Thomas William Selleck nasceu em Detroit, em 29 de janeiro de 1945. Após terminar o ensino médio Tom Selleck ganhou uma bolsa de estudos para jogar basquete por uma universidade, e fez parte do Trojans da USC (University of Southern California). Faltando poucos meses para se formar em administração de empresas, um professor o aconselhou a estudar teatro.
Ele acabou gostando das aulas, e abandonou a faculdade para tentar ser ator.
Em 1965 ele apareceu pela primeira vez na televisão, participando do programa The Dating Game, um jogo de namoro que revelou ao mundo nomes como Tanya Roberts e Farrah Fawcett. Ele também começou a fazer publicidade.
Tom Selleck em comercial da Pepsi, em 1967
Mas suas ambições de se tornar ator foram atrasadas quando Selleck foi convocado para lutar na Guerra do Vietnã, em 1967. Ao deixar o exército, estreou na televisão em 1969.
No ano seguinte, convidado por Mae West, fez um pequeno papel em Homem e Mulher Até Certo Ponto (Myra Breckinridge, 1970).
O jovem ator continuou atuando como convidado em diversas séries de televisão, e apareceu em filmes como Os Sete Minutos (The Seven Minutes, 1971), As Filhas de Satã (Daughters of Satan, 1972), A Batalha de Midway (Midway, 1976) e Coma (Idem, 1978).
Foi em Os Sete Minutos que ele apareceu pela primeira vez no cinema usando seu famoso bigode, que se tornou sua marca registrada, mas ele chegou a raspá-lo para fazer uma participação na série As Panteras (Charlie's Angels), em 1976.
Em 1979 ele estrelou o piloto de Concrete Cowboy, mas a série não vingou. E após Kevin Dobson, de Kojack, recusar o papel principal, foi oferecido a Tom Selleck o protagonismo de Magnum (Magnum, PI, 1980-1988). O ator já tinha feito cinco outros pilotos de séries que haviam sido rejeitadas.
Magnum fez muito sucesso, e rendeu ao ator um Globo de Ouro e um Emmy, além de diversas indicações. Seu colega de elenco, John Hillerman, também recebeu os mesmos prêmios pela série.
Apesar de se passar no Havaí, por questões de logística, muitas das cenas eram gravadas na verdade em Miami, e diante dos bons resultados da série, e toda a estrutura de estúdios e equipamentos montados na cidade, os produtores criaram outra série muito popular na década de 1980, Miami Vice, que estreou em 1984.
Por conta das filmagens, o ator teve de recusar muitos papéis no cinema durante os anos em que a série foi gravada, embora tenha feito alguns trabalhos eventualmente. E em 1987, junto com Ted Danson e Steve Guttemberg, estrelou a comédia Três Solteirões e um Bebê (3 Men and a Baby, 1987), que foi a maior bilheteria do ano. O bebê Mary era interpretado pelas gêmeas Lisa e Michelle Blair, que se revessavam nas filmagens (veja como elas estão hoje em dia aqui).
Quando Magnum foi cancelada, Tom Selleck foi convidado para estrelar outra produção bem sucedida, SOS Malibu (Baywatch), mas recusou o papel alegando que não queria mais ser comparado com um símbolo sexual, e David Hasselhoff acabou sendo o protagonista.
Selleck preferiu estrelar a comédia Adorável Sedutora (Her Alibi, 1989), que não recebeu boas críticas. Ele emendou trabalhos no cinema, atuando em A Revanche Final (An Innocent Man, 1989) e Contratado Para Matar (Quigley Down Under, 1990), que ele considera seu melhor papel nas telas.
Depois atuou em Três Solteirões e Uma Pequena Dama (3 Man and a Little Lady), sequência de seu grande sucesso de 1987, porém a continuação não repetiu a mesma bilheteria.
Ele ainda atuou em Um Homem à Beira de Um Ataque de Nervos (Folks!, 1992), Cristóvão Colombo: A Aventura do Descobrimento (Christopher Columbus: The Discovery, 1992) e Um Peixe Fora d'Água (Mr. Baseball, 1992). Depois, seguiu fazendo diversos trabalhos na televisão.
Seu agente na época disse que era um erro aceitar atuar na série, e então ele o demitiu e contratou outro agente, e foi indicado ao Emmy como Melhor Ator Convidado, no ano de 2000.
1 Comentários
Não perdi uma só temporada de Magnum P.I. Nos anos 80 quem é que não queria dirigir uma Ferrari e morar no Hawaii?
ResponderExcluir