Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Damon Wayans completa 62 anos


Famoso principalmente pelos seus trabalhos na televisão, Damon Wayans é um comediante norte-americano, popular no Brasil como Michael Kyle, o patriarca da família em Eu, A Patroa e As Crianças (My Wife and Kids, 2001-2005).


Damon Kyle Wayans nasceu em Nova York, em 04 de setembro de 1960. Damon é o terceiro de dez filhos, e cresceu em condomínios residenciais para pessoas de baixa renda, e por muitos anos sua família dependeu de subsídios assistenciais.

O humor surgiu em sua vida para o lidar com o bullying que sofria devido a uma deficiência física (pé torto), que o obrigava a usar sapatos ortopédicos e estruturas de ferro nas pernas para corrigir o problema. Ao longo da infância e adolescência, ele precisou passar por diversas cirurgias antes que a doença fosse corrigida.



Damon não terminou os estudos, abandonando a escola para trabalhar. Ele teve diversas profissões antes de mudar-se para Los Angeles para tentar a carreira no Stand Up, seguindo os passos do irmão mais velho, o comediante Keenen Ivory Wayans. Além do irmão famoso, ele também é irmão de Shaw e Marlon Wayans (famosos pelo filme As Branquelas) e da atriz Kim Wayans, além do compositor Dwayne Wayans.

Keenen Ivory Wayans, Kim Wayans, Marlon Wayans e Shaw Wayans

Damon começou a fazer sucesso nos palcos de comédia em 1982 e em 1984 fez sua estréia no cinema, atuando em um pequeno papel no filme Um Tira da Pesada (Beverly Hills Cop, 1984), estrelado por Eddie Murphy.

Damon Wayans e Eddie Murphy em Um Tira da Pesada

Em 1985 ele ingressou no elenco do lendário programa Saturday Night Live, ficando até a temporada de 1986. No cinema, ele ainda fez pequenos papéis em filmes como Confusões em Hollywood (Hollywood Shuffle, 1987), Roxanne (Idem, 1987) e Cores da Violência (Colors, 1988). Também atuou em Vou Te Pegar Otário (I'm Gonna Git You Sucka, 1988), dirigido por seu irmão Keenen Ivory Wayans.

Mas só ganhou destaque no cinema a partir da comédia Meu Amante é de Outro Mundo (Eath Girls Are Easy, 1988), onde contracenou com o também iniciante Jim Carey, de quem se tornou amigo.

Damon Wayans e Jim Carey em Meu Amante é de Outro Mundo

Em 1990 fez parte do elenco da série In Living Colors (1990-1992), que projetou seu nome e o elevou ao estrelato. Damon também era o roteirista do programa, e recebeu quatro indicações ao Emmy, em diversas categorias. Na série, ele contracenava com seus irmãos.

Mas apesar do sucesso, a série causava polêmicas, e chegou a ser censurada algumas vezes, fazendo com que os irmãos interrompessem o projeto.

In Living Colors

A partir da série o ator conseguiu melhores papéis em Hollywood. Com Bruce Willis, ele estrelou o triller O Último Boy Scout (The Last Boy Scout, 1991) e com Arnold Swarzenegger participou de O Último Grande Herói (Last Action Hero, 1993).


Ele também escreveu, produziu e estrelou as comédias Quanto Mais Grana Melhor (Mo' Money, 1992) e Blankman - Um Super-Herói Muito Atrapalhado (Blankman, 1994), e contracenou com Adam Sandler em À Prova de Balas (Bulletproof, 1996).

Adam Sandler e Damon Wayans

Em 1998 produziu a série Damon, que também contava com alguns integrantes de sua família, mas ela foi cancelada após apenas 11 episódios.  Em 2000, pode mostrar seu potencial dramático em A Hora do Show (Bamboozled, 2000), do grande cineasta Spike Lee.

Damon Wayans em A Hora do Show

Em 2001 produziu e estrelou a série Eu, A Patroa e As Crianças (My Wife and Kids, 2001-2005), onde interpretava Michael Kyle, personagem que ficou na 27ª posição no ranking dos 50 maiores pais da televisão, escolhidos pela popular revista TV Guide.


Exibida no Brasil pelo SBT, a série fez muito sucesso, mas foi cancelada após a quinta temporada, sem ter um final para os fãs. Segundo o ator, ele resolveu acabar com a série, pois achava que ela já estava se perdendo ao longo das temporadas. Em 2008 chegou a ser anunciada uma continuação, mas ela nunca saiu do papel.

Com o fim de Eu, a Patroa e as Crianças, Damon Wayans trabalhou pouco no cinema e TV, dedicando-se as suas origens, os palcos. Porém, em 2016 ele retornou ao elenco de outra série de sucesso, Máquina Mortífera (Lethal Wapon), baseada no sucesso cinematográfico estrelado por Mel Gibson e Danny Glover. A série obteve bons índices de audiência, mas problemas com o co-astro Clayne Crawford obrigaram os produtores demitirem o ator, que interpretava seu parceiro. O público não reagiu bem a mudança, e a série foi cancelada em 2019.

Damon Wayans e  Clayne Crawford em Máquina Mortífera

Wayans foi casado entre 1984 e 2000, e tem quatro filhos, entre eles o também ator Damon Wayans Jr, que atuou em Eu, A Patroa e As Crianças, interpretando um dos amigos do filho da família, em oito episódios.

Damon Wayans Jr. em Eu A Patroa e As Crianças

Damon Wayans tem sete netos.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Ao citar a série Máquina Mortífera, baseada na produção cinematográfica de mesmo título. Foi citado por em engano o nome do ator Bruce Willis, ao invés de Mel Gibson, fazendo dupla com Danny Glover.

    ResponderExcluir
  2. Eu amei saber mais sobre o damon ele é uma grande estrela que nem os irmãos dele mas eu estou fazendo um trabalho sobre ele então muito obrigada.

    ResponderExcluir