Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Crítico de Cinema André Azenha lança livro sobre Batman: A Série Animada

 

O crítico de cinema André Azenha, um dos mais talentosos autores sobre o tema da nova geração brasileira está lançando um novo livro, Batman: A Série Animada: Uma Revolução dos Heróis na TV, inspirado no universo do eterno Homem Morcego, que completou 80 anos de sucesso em 2019.

Santista, André é um pesquisador dedicado e incansável, e é um batalhador pela preservação e divulgação da sétima arte, com um carinho especial pela produção brasileira, sempre dando espaço para novos cineastas e filmes fora dos grandes circuitos comercias. Ao lado da esposa Paula, é o idealizador do excelente Santos Film Festival - Festival Internacional de Cinema de Santos, que já é um sucesso no litoral paulista.

Por conta da pandemia mundial do Covid-19, este ano a edição será on-line, e começara no dia 29 de setembro. Saiba mais sobre o Santos Film Festival aqui.



Sobre o Livro:

Livro Batman: A Série Animada: Uma Revolução dos Heróis na TV já está em pré-venda online

Obra analisa características do expressionismo alemão e dos filmes noir no seriado que influenciou e transformou o segmento.

 

Sofisticada visualmente e tematicamente, Batman: A Série Animada, exibida de 1992 a 1995, transformou as adaptações dos super-heróis das histórias em quadrinhos para a televisão. Agradaria aos antigos fãs do personagem, bem como adultos e crianças. Muito de seu êxito está nas influências de seus realizadores: o investimento em diferentes movimentos de câmera, a fotografia, o design ágil dos personagens e as referências cinematográficas, principalmente ao expressionismo alemão, herança direta dos dois filmes dirigidos pouco tempo antes por Tim Burton, e o noir.

Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV é uma análise feita pelo jornalista e crítico de cinema André Azenha, que passa pela história do Batman até os anos 1990, apresenta os contextos e principais características do expressionismo alemão, os filmes noir, passa pela obra de Tim Burton e chega à análise do seriado. “Este livro é a minha dissertação de mestrado, mas adaptado, com o intuito de servir de pesquisa para acadêmicos, estudantes, mas também agradar aos fãs do Batman, de histórias em quadrinhos, de heróis em geral e quem deseja conhecer mais sobre o personagem e esse programa televisivo que marcou gerações”, ressalta André.

O livro é editado pela Amavisse, o selo de publicações acadêmicas da Editora Patuá, uma pequena editora independente que, apesar disso, já ganhou trêsvezes o Prêmio Jabuti (com mais de 10 indicações), duas vezes o Prêmio São Paulo de Literatura (com mais oito indicações) e o Prêmio Casa de las Américas, de Cuba, como melhor romance de 2018, além de alguns outros prêmios que ganhou ou esteve finalista ou semifinalista. A pré-venda é realizada no link https://www.editoragataria.com.br/produto/542035/batman-a-serie-animada-uma-revolucao-dos-herois-na-tv. A previsão de entrega para quem adquirir o livro na pré-venda será a partir da segunda quinzena de outubro. O preço do exemplar é R$ 40.

“Para compreender o impacto da série, o autor foi em busca das inspirações dos próprios criadores de Batman: os sombrios filmes expressionistas alemães dos anos 1920 e seus legítimos herdeiros hollywoodianos - os filmes noir.  Com ampla pesquisa visual, André Azenha demonstra, em suas análises, como a série animada foi capaz de reconhecer e, ao mesmo tempo, reinventar as referências originais do Homem-Morcego. Um livro obrigatório para os fãs brasileiros de Batman”, escreve a Professor Doutora Laura Loguercio Cánepa no texto de orelha do livro.

“O estudo que Azenha realizou em Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV é um daqueles trabalhos em que o pesquisador ou fã dos quadrinhos se pergunta: por que eu não pensei nisso? Nessa obra, ele nos convida a viajarmos no tempo para uma experiência de descoberta do Cavaleiro de Gotham e das revistas em quadrinhos, além das inovações de Batman A Série Animada, com influências do expressionismo alemão e do film noir”, ressalta o Professor e Mestre em Comunicação Celso Ronald, autor do texto da quarta capa.

O prefácio e o posfácio do livro são assinados respectivamente pelo Professor Doutor Jamer Guterres de Mello, orientador de André na dissertação, e Paul Azenha, coorganizadora do Santos Film Fest e da exposição Batman 80 Anos – Trajetória do Homem-Morcego no Cinema: Uma Homenagem.

Sobre o autor


André Azenha, crítico de cinema, jornalista, produtor cultural, curador e pesquisador. Mestre em Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. Editor dos sites 
www.historiasdocinema.com e www.cinezencultural.com.br e do canal Histórias do Cinema no Youtube. Autor do livro Histórias: Batman e Superman no Cinema (2016).  Ao lado da esposa, Paula, dirige o Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos. Comenta sobre filmes para jornais, rádios e TVs. Ministra cursos e palestras sobre cinema e jornalismo cultural. Organizador da PalafitaCon, CulturalMente Santista, exposições sobre clássicos e artistas brasileiros e estrangeiros da sétima arte e da cultura geek. Defensor de iniciativas de democratização de acesso à cultura, realizou mais de 200 sessões de filmes seguidas de bate-papos em áreas vulneráveis de sua cidade natal. Organizou a exposição Batman 80 Anos – Trajetória do Homem-Morcego no Cinema: Uma Homenagem, que recebeu mais de 3 mil visitantes, em Santos, em 2019. Outras informações www.facebook.com/historiasdocinemaporandreazenha

Conheça também o canal do Youtube do André Azenha


Leia também:  Lewis Wilson, o primeiro Batman

Leia também:  Burt Ward, o eterno Robin, ganha uma estrela na Calçada da Fama

Leia também:  O filme que inspirou o Coringa

Leia também:  Karol Krauser, o Superman esquecido

Leia também:  Artista cria cartazes de filmes de super heróis, com atores clássicos


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

Postar um comentário

1 Comentários

  1. obrigado Diego pelo carinho e pela atenção. Sucesso sempre ao Memórias Cinematográficas.

    ResponderExcluir