Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre o ator e dublador Turíbio Ruiz, aos 89 anos de idade


O ator Turíbio Ruiz, de 89 anos, morreu na madrugada deste sábado (25), em São Paulo, vítima de um acidente vascular cerebral.  
De origem pobre e descendente direto de espanhóis,não pode estudar muito, concluído apenas o primário em Poá. Dese o início da carreira falavam que o jovem Turíbio Ruiz era talentoso e deveria estudar mais para se aprimorar, e foi isso o que ele fez, ele passou a ler muito jornais e revistas.
Ele iniciou a carreira na Rádio Marabá, em Mogi das Cruzes, incentivado pelo seu pai, Ramón Ruiz Lopes foi o criador e diretor de um teatro amador de Poá chamado "Corpo Cênico Independente". Turíbio Ruiz participava esporadicamente de peças desse teatro interpletando papeis pequenos, e comecou assim a sua carreira de ator.
Turíbio formou um grupo teatral no ano de 1949, fazendo apresentações na divulgadora de Poá. Mais tarde ele fez um teste na extinta Rádio Piratininga da capital paulista e foi aprovado, ficando até se transferir para a Rádio Tupi. Quando surgiu a televisão no Brasil em 1950, ele participou da inauguração da TV Jornal do Commércio em Recife e da TV Excelsior em São Paulo.

Na Tupi fez diversas novelas, e foi protagonista da novela Don Quixote (1953).


Estreou no cinema em 1956, no filme O Sobrado (1956) e fez 20 filmes ao longo de sua carreira, incluindo clássicos como O Grande Momento (1958), Chão Bruto (1958), Corisco, o Diabo Loiro (1969) e O Jeca e a Égua Milagrosa (1980). Seu último filme foi Urbania, em 2001.

Turíbio Ruiz em Chão Bruto

Seu currículo inclui trabalhos em mais de 30 novelas. Na TV, foi destaque em Vale Tudo (1988), como o Dr. Gomes; O Profeta (2007), como o Padre; e Caminho das Índias (2009), como Bába.  Além de ator, Ruiz trabalhava como radialista, locutor e dublador.
O último de trabalho de Ruiz foi no folhetim Araguaia (2010), na faixa das seis, quando viveu o índio Ruriá. O ator morreu em 25 de julho de 2020, aos 89 anos de idade. 


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Morreu também o ator John Saxon!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Turíbio trabalhou alguns anos na TV Jornal do Commercio de Recife, participou de algumas novelas naquela emissora.

    ResponderExcluir