Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Jerry Lewis, o Rei da Comédia


Conhecido como "o rei da comédia", Jerry Lewis é um dos atores mais queridos da história do cinema. 


Nascido Joseph Levitch, ele nasceu em Nova York, em 16 de março de 1926. Filho de judeus russos, ele começou a se apresentar aos cinco anos de idade, com o nome de Jey Lewis, ao lado de sua mãe Rachel "Rae" Brodsky, que era pianista em uma rádio. Em 1946, Jerry foi contratado por uma boate para fazer parceria com um cantor galã, com quem faria uma famosa dupla nas telas: Dean Martin.

O Jovem Jerry Lewis

No número, Martin cantava, enquanto Jerry, vestido de garçom, derrubava pratos e atrapalhava a apresentação do colega, arrancando gargalhadas dos clientes que jantavam na casa noturna. A dupla fez tanto sucesso que ganhou um programa de rádio, e posteriormente um programa de televisão. Com Martin, ele estreou no cinema em A Amiga da Onça (My Friend Irma, 1949). Ao todo, a dupla fez 18 filmes juntos, incluindo Morrendo de Medo (Scared Stiff, 1953), com a brasileira Carmen Miranda, em seu último filme.
Dean Martin, Marilyn Monroe e Jerry Lewis


A dupla se separou em 1953, e Lewis tornou-se um astro da comédia em filmes solos, como O Mensageiro Trapalhão (The Bellboy, 1960), O Professor Aloprado (The Nutty Professor, 1963) e Bagunceiro Arrumadinho (The Disorderly Orderly, 1964). Em 1982, surpreendeu o mundo em um papel sério no filme O Rei da Comédia (The King of Comedy, 1982) de Martin Scorsese.


Em 1966, ele criou o Teleton, cujo objetivo era arrecadar fundos para pesquisa e tratamento para crianças com distrofia muscular, doença da qual seu filho sofria.

Jerry dizia que ele tinha condições de arcar com as despesas do filho, mas se solidarizava com as famílias que não possuíam os mesmos recursos. Em 1998, o ator cedeu os direitos do programa para o apresentador Silvio Santos fazer um programa similar no Brasil, para arrecadar verba para os trabalhos da AACD.
Jerry Lewis também foi diretor de cinema, e na década de setenta dirigiu um drama sobre o holocausto. Porém, o filme foi considerado demasiadamente triste, e o projeto foi abandonado. O comediante não gostava de falar a respeito da obra, que está perdida atualmente.


Seu último filme foi A Sacada (The trust, 2016). Em 2013, atuou em uma participação especial na comédia brasileira Até Que A Morte Nos Separe 2 (2013), estrelada por Leandro Hassum. No filme brasileiro, interpretava um mensageiro de hotel, papel que já havia encarnado em algumas de suas comédias.



Jerry Lewis faleceu aos 91 anos de idade, em 20 de agosto de 2017.

Antes de morrer, ele deserdou todos os seus seis filhos do primeiro casamento, deixando toda a sua fortuna (de cinquenta milhões de dólares) para a sua segunda esposa e para Danielle, sua filha adotiva (adotada em 1992).

Seu filho Gary Lewis então revelou que o pai era ausente e abusivo, e renegou seu irmão Joseph, que havia cometido suicídio em 2009.

Em 2008 Suzan Minoret também havia vindo a público revelar que era filha ilegítima de Jerry Lewis. Quando ele faleceu, ela era uma moradora de rua. Leia mais sobre este caso aqui.







Veja também: Tributo a Rita Moreno


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

1 Comentários